sábado, 7 de novembro de 2009

Viagens

Dentro de instantes vai dar entrada na linha 4...
Procurei o meu lugar.Carruagem 21, lugar 22.Calhou-me um daqueles, que vou levar com os companheiros da frente olhando na minha direcção, ou descaradamente ou disfarçadamente, mas não me escapo. Estou de sina lida.Não reparei, portanto nas criaturas. Fiz resistência. Quanto mais tarde me desiludir, melhor.Mentalmente esfreguei as mãos de contente. Viajar de comboio é perfeito.O céu. Tenho aprendido que o céu às vezes é só, Respirar. Mas isto era um pouco mais. Poder ler, escrever, telefonar, ver a paisagem, ouvir música, dormir ou observar. Se " rapar " dos óculos de sol então, é divino. Observo como e o que quero.
Tirei o MP3. O meu MP3 é um pouco mariquinhas. Verde alface. Foi oferta e por isso trato-o com mil cuidados, e tem sido um amigo do peito.
Quando me preparava para o relaxamento do espírito, um miúdo, de cerca de 4 anos saiu-me ao caminho.De óculos no nariz, meio sardento e cabelo em pé, cheio de gel.Olhei-o e pensei.O puto vai disparar.Eram balas de borracha e eu estou habituada a estas investidas.
Olha, tuuuu...qual é o teu nome? Estarreci.Pensei assustada- Estou feita.Porém,...chamo-me Clara, sorrindo angelicalmente para ele e pensando que ia ter ali um bate papo forçado, e que não estava nos planos.
Lara? Não, Clara.E vais para onde? Para Lisboa e tu? O que é que eu fui fazer?! Tinha o puto à perna e dera o mote.Bem feita. Quem é que manda dar trela a um miúdo que tem curiosidade e quer distrair-se de uma viagem enfadonha?
Eu também vou para Lisboa. Fui ver a minha avó à Covilhã.
Interrompe a mãe, finalmente. Percebi. Começavam as confidências, e ninguém tem nada que saber da nossa vida. Deixa a senhora, Tiago, não sejas maçador.Olhei-a e apeteceu-me fazer asneiras com os dedos. Ai é? Vens tarde, mãe do Tiago.Não maça nada, disse,olhando-a. Tens um nome bonito Tiago.O Tiago refascelou-se no seu banco, ainda voltou a olhar para mim, e depois olhou para fora, até que adormeceu.
Eu finalmente, e até um pouco desiludida com a obediência do Tiago, liguei a minha música e abstraí-me do mundo, na carruagem 21.
Fiquei a pensar neste intervalo do céu, que é para mim, viajar de comboio.

Sem comentários: