domingo, 8 de novembro de 2009

Melancolia

Ela hoje tem estado muito silenciosa.
Não é normal.
Mesmo quando está zangada, pragueja, discute, contraria, mas não se cala.
Não gosto de a ver assim. Acho-a melancólica.
Pode ser que seja da chuva. Ela não gosta do Outono, da humidade do tempo.
Perguntei-lhe pelas palavras que não diz.
Olhou-me, encolheu os ombros e continuou em silêncio.
Não sei o que pensa, nem sei se está presente.Quando fica assim, prefiro afastar-me.
Mas antes,voltei a insistir para que me dissesse palavras. As palavras que são idéias, que constroem beleza e poesia e que ela gosta tanto de oferecer.
Dá-me ao menos o prazer de te ouvir três palavras. Que te ocorram. Sem intenção. Escolhe-as - disse.
Ela também não gosta de se sentir melancólica. Por vezes sozinha, tem dificuldade em expulsar alguns fantasmas que todos vamos tendo e que também ela recebe de vez em quando.Eu estou sempre atenta. Como agora,dou-lhe a mão.E quase sempre, ela aceita-a, por isso a minha insistência, hoje.
Sorriu-me finalmente.
E disse-me: Só tenho açucenas, estrelas do mar e beijos de mel.
E estás triste? Tens uma fortuna.
De que me serve? Perguntou. Só estamos as duas.
Mas podes oferecer-me um poema, com elas.
Será? As palavras não são presentes.
Não se fazem poemas assim. As açucenas foram colhidas à pouco. Ainda estão viçosas e perfumadas. Quem as receber, sentirá a sua suave frescura.
Pela atitude dela, percebi que as estrelas do mar esperavam-na, ali nas rochas, na praia do velho farol. Só não percebi se ela iria.Deixou um clima de suspeição no ar.
Faltavam os beijos de mel.
Então disse-lhe: E os teus beijos de mel? Não servem para que o teu poema tome forma?
Os beijos de mel pertencem-me. Não os ofereço hoje. Preciso deles.
E voltou a olhar o vazio e a silenciar.
Que quererá ela fazer com os beijos de mel?
Eles são a razão pela qual ela está tão melancólica.
Acho ainda que ela não sabe o que fazer com os beijos de mel e por isso não quer falar.
Há dias que não insisto muito. Amanhã saberei o que lhes fez. A quem os deu. Quem os mereceu.
Amanhã, logo se vê. Não estou muito preocupada. Ela também tem dias.

Sem comentários: