sábado, 14 de novembro de 2009

Meias de Vidro

O Outono começou e com ele a humidade do tempo, o frio e a chuva.
Há quem se vista de forma invernosa, porque simplesmente estamos em Novembro.
Colants grossas, opacas, por baixo das saias.
Eu ainda não me despedi dos sapatos de fim de verão.
É frequente o olhar de reprovação, para os meus pés.Porque as pessoas impôem-nos comportamentos. Neste caso, modas de estação de ano.
Ainda não calcei meias. Porque não tenho frio, porque a chuva não incomoda os meus pés. Porque odeio meias. Odeio porque me apertam, estrangulam, e porque não calço umazinha que não seja para ir para o lixo, assim, logo da primeira vez.
Depois há meias e meias. Há de vidro, de licra, de mousse, de fantasia, aquelas que as fazem parecer, perfeitas zebras, prontas para correrem na savana, ou mesmo tigres fora do habitat. Há ainda aquela espécie de meia, mini-meias que é uma coisa abominável. Meias abaixo do joelho, a apertar os gémeos, a impedir a circulação e a tirar a condição feminina a qualquer mulher até das que parecem camionistas. E as meias que não deviam existir no armário de qualquer fémea. As peúgas. Que se usam com as botas. A botinha tapa e a meia protege do frio. Coisa boa, tão fofinha e tão quentinha. Mas tão feinhas e ridículas que elas ficam quando as despem, quando se despem.
Por essas e por outras, porque tenho sempre calor, porque nunca tenho os pés frios, eu sou mais de meias de vidro. Transparentes ou pretas, mas meias de vidro.
Ainda não inaugurei a temporada, numa resistência que está quase, quase no fim porque percebo que não há outro caminho a seguir. Mas vou fazer um intervalo de 15 dias do frio e nesse intervalo, nem meias de vidro usarei. Andarei de chinelas, sandálias, descalça, como eu gosto mais de andar.
Só me ocorre uma frase da primeira telenovela que Portugal assitiu. " Sapato não, sô Nacib, sapato não ". Eu diria mais - Meia não, meia não.

2 comentários:

Unknown disse...

eu tambem odeio meias..., mas sou obrigada a usa-las mesmo no calor nfernal, obrigatorio no uniforme,
por isso adotei o sistema das mini meias com as calcas...
ate as ha de descanso minha, prefiro usa-las principamente qdo ta muito kente....

Anónimo disse...

As meias de vidro são simbolo da autoridade natural e da realeza da mulher.