domingo, 8 de novembro de 2009

Domingo

Aqui em Lisboa, quer dizer, nos arredores, o comércio local fecha aos domingos e as médias superfícies ficam da minha casa,uma distância de, uma ponte e centenas de metros.Como sempre, vou às compras ao domingo de manhã se não saio ao sábado. Foi o que aconteceu hoje. Sexta-feira à noite, fiz asneira, o que não é difícil, e em vez de pedir uma saladita, uma garrafa de água, e pronto, ficar por isso mesmo, não. Olhei a lista, de frente para trás e trás para a frente e os olhos e a gula esbarraram numa " francesinha ".Não, nas que os portugueses que estão em França esbarram, nessas não,uma mesmo à séria como as que tão bem fazem na cidade invicta.E pedi. Pedi, com tudo a que tinha direito.E não contente, ainda acrescentei uma dose de batatas fritas.As batatas naquele molho laranja e bem condimentado, sabe-se lá como, mas isso não interessa nada, são uma coisa, de chorar por mais.Podia fazer mal, espernear depois de dores no estômago ou enjôos, que eu tenho maus fígados, que ninguém me fazia desistir deste belo repasto. Para disfarçar, pedi uma cola zero com limão.A pressa com que estávamos, de bilhetes de cinema no bolso, não permitiu o golpe final. A cereja no cimo do bolo. Isso, faltou a sobremesa.Tínhamos carpido já as misérias... como a balança é ingrata, má mesmo, e o espelho inimigo, patati, patatá...E que amanhã é que é. E que temos que emagrecer, e que a culpa é de tanto almoço fora, e gelados, e sushi e chocolate e...
Escapàmo-nos à pressa para a sala de cinema sem visitarmos as pipocas e a coca-cola. Pensei que finalmente tomáramos juízo.
Passadas duas horas, cheias de sono e divertidas com o filme, saímos. Só que eu olhei para as gomas. Como os cachopos. Só me faltou agarrar no braço dela e pedir-lhe gomas, ainda perguntei se queria, disse que não, mas não me desencorajou. Sabia que vinha para o computador. Sabia que ia escrever, ler e permanecer acordada algum tempo mais. Nunca fui de me sentar à frente da televisão com castanha de cajú, tremoços, frutos secos ou outros que tais. Só se for chocolate ou romãs.Não engordo à televisão. Mas na sexta-feira faltava-me um doce. Dizem que são carências afectivas. Carências ou não, o facto é que quando cheguei a casa já levava um terço do saco limpo. O resto foi como disse, no computador.Antes de me deitar jurei a mim própria que no sábado só entrariam pela minha garganta, líquidos. Por isso e porque me levei a sério, ontem, não só não saí de casa, como não dei ao dente, apenas bebi.Batidos, iogurtes, água, chá.Uma animação.
Eis o motivo porque tive de fazer compras hoje. Não tenho salsichas frescas assim como se a minha casa fosse uma salsicharia e como também não é uma horta, claro que fui tratar dos ingredientes para o meu almoço. Salsichas enroladas em couve lombarda.
Até aqui tudo perfeito. Eu gosto de ir aos supermercados e andar por ali, a ver dos frescos. Sempre me deu prazer isso. Acho que me vem do tempo em que ia ao mercado de S.Paulo e também ao Quinaxixe, com o meu pai.
Quando já estava à porta para sair, percebi que estava a chover e aí é que tudo se complicou. Chamar um taxi era a solução, só que eles, os motoristas, ficam piurços quando são chamados a corridas curtas e a minha seria.A outra solução e porque estou sozinha no mundo,isto é, aqui nos arredores de Lisboa, sem apelar aos desígnios de Deus, Ele lá sabe porque é que hoje eu teria que sentir a chuva na moleirinha, decidi que não era mais do que outros que corajosamente já tinham iniciado a caminhada.
Cheguei a casa toda molhada. Parecia um pinto, quer dizer, uma galinha. Mas não foi isso que me custou, o que me custou mesmo, foi não ter reagidos às businadelas que levei, em cima da ponte, por levar as mãos ocupadas...
E tudo por causa de uma " francesinha ".Se ao menos ficasse a falar francês...

1 comentário:

Unknown disse...

bem feito! kem te manda ser lambona.....prefiro o meu apetite por chocolate pra suprir carencias afectivas, sempre faz menos mal(ate pk so como chocolate preto, nao gosto dos outros), do k akele molho todo das franscinhas e ainda as batatas fritas a arrematar....coitado do figado, so com brututu