domingo, 22 de novembro de 2009

Preguiça

Há pessoas que odeiam ser chamadas de preguiçosas.
Eu também não gosto nada.
A palavra Preguiça, arrasta preguiçosamente com outras palavras ainda piores que esta. Desleixo e apatia. Inércia. Umas de braço dado com outras, dão um ser menor.
Quem gosta de ser um ser menor?
Quando era miúda, todas as lições do Livro de Leitura iam dar ao mesmo. Às lições de Moral. Como se os pais não fossem competentes de o fazer, transportavam para os educadores esse dever.
Ainda hoje estou marcada por cada lição desses livros. Sem ter muito a ver com lições de Moral, recordo a propósito do meu nome o que ainda hoje oiço. Clarinha e as pombas, Clarinha tem 6 anos...e durante anos e anos dei milho aos pombos, sem sequer ter um pombal. Mas lembro-me também de outra lição sobre S.Tomás de Aquino. Esta a páginas tantas dizia - Tomás, Tomás, lá vai um boi a voar. Hoje, se alguém se chama Tomás e está perto de mim, mentalmente eu gozo a idéia de um Tomás meio ingénuo que acredita que os bois voam. E aí penso que até eu já tenho dito - Que já vi tudo o que havia para ver. Só me falta ver um porco voar...
Mas lição que eu nuca mais esqueci foi a da Formiga e da Cigarra. Coisa linda, imaginar dois bichinhos pequeninos, daquele jeito, um trabalhando que nem um louco e outro cantando histericamente. E eu pequenina mas com uma imaginação tão prodigiosa que inventava irmãos que não tinha, histórias de um Portugal que nem conhecia, etc, etc,tudo para enganar as minhas vizinhas do lado, aquelas com quem passara a brincar todos os dias depois das petas que lhes pregara quando fui viver para perto delas e me assaltaram com perguntas, coscuvilhices a bem dizer...e eu pequenina já tombava mais para um bicho que para outro. Já tinha opinião. Já sabia escolher. A minha escolha se a anunciasse, naquele tempo, faria com que ficasse de castigo muito provavelmente.Escandalizaria pais, professores e afins. Revelaria, digo eu, um carácter muito idêntico ao bicho da minha simpatia.
Mas como eu podia deixar de escolher a querida e alegre cantadeira ?
Então há lá coisa melhor que cantar feliz e contente e acreditar que o mais importante é o momento e não o amanhã?!...Não é isso que nos dizem todos os mails que nos mandam querendo apaziguar a nossa alma ? Vive o presente, o amanhã está distante. É incerto,podes não chegar lá, blablablá ...
Qual formiga qual carapuça. Pois são muito bonitinhas, muito trabalhadeiras, trabalham no Verão para armazenarem para o Inverno.E o que vivem as pobres das bichinhas?
Eu era miúda e já votava na cigarra. Muito mais simpática, muito mais vistosa, muito mais interessante.Não o dizia a ninguém.Catigar-me-iam. Era assim uma coisa como ser comunista. Não pode ser.Deixa-te de ideías. Isso revela o teu carácter. Queres ser como elas? Uma inconsciente? Uma irresponsável? E eu fechava a matraca, mas no fundo, no fundo, sentia uma profunda admiração pela cigarra e de mim para mim cultivava isso, num segredo meu e dela.
Cresci junto de muitas formigas e de algumas cigarras. Fui umas e outras. Os livros da escola primária ensinavam-nos muita coisa. Certas e erradas. Filtrando, percebo que todos têm razão. Desde que não prejudiquem terceiros. Cada um que seja o que lhe der mais jeito.
Hoje, domingo, depois do almoço,apetece-me ser uma linda e inconsequente cigarra, olhar a minha mala de viagem e dizer-lhe - Faz-te mala! Olhar a loiça por lavar e dizer- Salta para a máquina,espreitar a roupa para estender e dizer - Estende-te roupa, que eu, bem eu vou cantar alegremente.
Iniciar os cânticos de Natal, que já estamos a ser bombardeados com essa quadra, que eu francamente nem dei muito por isso,primeiro porque só agora começou o frio e motivos natalícios no calor, isso é em África, desculpem lá, e porque outros valores mais altos se alevantam.
Sei porque tenho pensado na Formiga e na Cigarra. É que dentro em breve, muito breve, vou cantar para outra rua e serei uma alegre cigarra, como a das histórias do livro de Leitura da nossa infância.Para Formiga,já basta no longo Inverno que me aguarda, quando eu voltar da farra...

1 comentário:

Anónimo disse...

que encanto de texto.também quero ser uma cigarra igual a ti, posso?