quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mudanças

Via-a chegar, alegre e com um brilhozinho no olhar.
Que será que ela tem? O que viu?
Não é de se encantar assim, por dá cá aquela palha.
Vou mais, para um dia proveitoso.Não choveu.
O chapéu de chuva foi escusado.
Mas não lho pesou, que vem bem disposta.
O que se passa?
Nada de especial. Quero aproveitar a luz do dia para olhar a última vez para a sala.
A última vez? Para onde vais?
EU não. A sala...a sala vai partir.
Endoidou. Que estará ela a querer dizer?
Ela não é de meias palavras. Diz sempre tudo o que quer dizer.
Que discurso é este?
E logo comigo que sou a sua melhor amiga...como se fosse, a sua sombra.
Sentou-se e esticou as pernas. Atirou com uma almofada ao chão e colocou nela os pés cansados.Olhou em volta e esticou o dedo polegar.Apontou na direcção das cortinas.
Vamos começar pelas cortinas. Quero-as tiradas rapidamente. Já não as suporto. Roubam-me a luz que preciso para ler ao fim da tarde.
Depois, mudamos o quadro para a parede vermelha. Fica melhor. A combinar com a carpete.E a vela.
Ah, temos que limpar o pó dos livros. Quero-os a brilharem, na estante.Como se fossem comprados hoje.Hei-de voltar a ler um por um, quando for Inverno.Enrolada numa manta de lã. Aquela que me ofereceram no Natal passado.
Estou cansada do aquário, e dos peixes sempre em círculos enjoativos.Vou dá-los ao menino do 5º esquerdo.Ele pediu-mos a semana passada, quando cá veio.
Quanto ao gira-discos, fica. Hei-de pô-lo a tocar. Afinal, já se vendem vinis de novo. Ofereci de presente a um amigo.
E a colecção de pistolas ? Perguntei, disparando.
Não as quero. Vão para dentro duma caixa.Para a despensa.Já chega de guerra no mundo. As armas que agora usaremos, serão outras.
Estava a gostar desta conversa.
Ela estava diferente.Hoje o dia correra-lhe bem.
Atrevi-me a dizer-lhe que não mexesse no candeeiro. Era um presente de aniversário.
Anuiu. Ela estava tão bem disposta, que concordava comigo.
A sala parecia outra. Ela tinha razão. É preciso mudar, se mudarmos.
Então, ela levantou-se e disse - Se calhar, não seria má idéia fazer o mesmo no quarto. Pintar as paredes, mudar a mobília, os candeeiros e os tapetes.
Disse-lhe que fosse devagar. Cada coisa no seu tempo.
O importante é que hoje tu estás outra.Parecida comigo. Vais olhar o teu quarto de forma diferente. Lá mais para a Primavera faz a mudança. Não tenhas pressa. Tu não voltas atrás. Já percebi. Tu estás em mudanças.
Olhou-me, sorriu e atirou-me um beijo soprando na palma da mão.
Gosto tanto de a ver assim...

Sem comentários: