quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Gel desinfetante

Estava eu em Luanda, o ano passado, e recebi o convite para ir passear para fora da cidade, até ao Caxito.
Adorei a idéia. Ia reviver os tempos bons de vinte anos passados ali naquela terra maravilhosa e muito mais maravilhosa quanto mais tempo estivera ausente.
Mas sobre a minha terra e os meus sentimento por ela, falarei noutro post. Agora o que quero dizer é que passeei muito nesse domingo de cacimbo. Vi a paisagem que cheira a mato, a sanzalas, a mulembas, cajueiros, palmeiras, coqueiros.Vi as cubatas. Vi imbondeiros magestosos ao longo da estrada. Vi o povo. Vi África.
Fomos para além do Caxito, até à Barra do Dande, ali onde o rio vai desaguar no mar.
Os meus amigos estavam a fazer cerimónias comigo.
Maria Clara, vais querer comer aqui? Isto é tão...no meio do mato, no meio do nada?
Aqui é que quero comer se vocês quiserem. À beira do rio, dos barcos, das crianças e sentindo o cheiro da alegria, da saúde.
E por falar em saúde é que estou a escrever.
Escolhemos uma esplanada, coisa simples, muito simples mesmo, mas um " luxo ". Um espaço amplo, coberto por tecto de folhas de palmeiras.Arejado e com chão de terra. As mesas e cadeiras, sofisticadíssimas ( ? ), de plástico, brancas,de campismo, de esplanada, de quintal ou de terraço, das casa normais.
Não falatavam sequer, galinhas do mato, à séria, passeando-se por entre as mesas.
O que nós queriamos mesmo, era comer cacussos ( peixe do rio ) com feijão de óleo de palma, batata doce e mandioca, cosidas, a acompanhar.
Precisei lavar as mãos, que para além de eu ser limpinha, África tem muito pó. A minha amiga disse que não era preciso. Interroguei-a, surpreendida.
Então, tirou da carteira um frasquinho muito singelo, com um gel fresquíssimo e ofereceu-me para que desinfetasse as mãos.
Não conhecia o gel desinfetante. Ela explicou-me que usa com muita frequência, devido à profissão que tem e porque viaja muito.
Ali, no cu de Judas, como poderiam pensar os europeus, que é, Angola, eu tive pela primeira vez, contacto, com o gel desinfetante, que passado um ano, se banalisou na Europa por causa da gripe A.
E África é terceiro mundo...

1 comentário:

Unknown disse...

tax a ver maria???? aki na banda eh k tudo acontece!!!!!
nao te xkecas de dizer k nome treem essas cadeiras aki, ---
'espera condicao', ou seja, enquanto nao ha condicao financeira p akisicao de 1s boas, usam-se as de plastico.
Trata de saber ao certo qdo vens e nao te xkecas k da muito mais jeito k xegues aki ao fim do dia....