quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A PDI

Fui ali ao El Corte Inglês.Tirar fotografias.
À la minuta.
Confiei na qualidade,neste espaço, onde tudo é de primeira apanha.
Recusei meter-me numa máquina, fazer um sorrisinho idiota, corar de vergonha pela figura triste e parecer uma cadastrada, depois, daquelas que têm ficha na Polícia Judiciária.
Muito bem mandada, sentei-me no banquinho.
Puxe mais o queixo para baixo, disse ela. O que ela queria era ver-me de queixo caído.
E um sorriso? Não é preciso, não se preocupe, desvalorizei.
Segundos depois a jovem simpática e bonita exibia as fotos.Que escolhesse.
Não gosta de nenhuma? Não, respondi, mas a culpa não é sua.
Na verdade, achei que podia muito bem ser culpa dela, ou da máquina, ou de duas horas de sono apenas, ou...
Quero que a senhora fique bem servida. Bem servida estava eu, bem demais com a realidade.Eu era aquilo que estava a ver? Se era aquilo, então estava mais velha do que disso tinha consciência.E mais feia e mais tudo o que era mau.
Vamos repetir? Mas agora vai fazer um sorriso está bem? O sorriso melhora muito.
MELHORA? O que ela queria dizer com aquilo ? Então eu já estou na fase de ter de sorrir para melhorar?
Está bem, concordei. Pior não ficaria concerteza.
Então vá lá, vai sorrir... Apeteceu-me fazer-lhe uma careta, deitar-lhe a língua de fora, revirar os olhos ou pôr o dedo no nariz, mas sorri amarelamente.
Mostrou-mas orgulhosa, vitoriosa.
Vê ? Bastou sorrir para melhorar. Ai, e ela a dar-he, insistia...
Depois disto, fiquei a saber como terei de fazer para parecer melhor.
Colocarei o meu melhor sorriso e não mais o desmancho.Assim como que de um botox se tratasse.
Serei de plástico, sei lá, mas parecerei mais bonita e mais nova.
A culpa disto é da PDI de que tanto falam os que já passaram os cinquenta.

2 comentários:

CS disse...

grande maka essa de tirar fotos, sejam quais forem, principalmente para documentos......fico sem jeito, nao sei se rio, se fico seria, de perfil(qual deles), revejo o penteado, o batom, etc etc, por fim qdo recebo e verifico as ditas cujas, .....decepcao, ou constatacao.......tou velhaaaa, essa nao sou eu.....enfim, toca a seguir em frente k nao ha nada a fazer.....eh o k ha!!!!

PL. disse...

Pois é a PDI é uma m....
Mas sabes de quem é a culpa? É do malandro do espelho, esse traidor que convive todos os dias com a nossa cara, que nos sorri quando estamos alegres, que faz uma expressão triste quando estamos menos bem, que nos conhece desde que nos reconhecemos como gente. O espelho esconde-nos realiddade, é incapaz de nos alertar para aquelas rugas que vão aparecendo para aqueles cabelos que mudam de cor e de sítio.
O espelho não nos quer magoar e por isso oculta-nos a verdade.
A máquina fotogáfica é diferente, entra na nossa vida de vêz em quando e é implacável, não está com rodeios,com meias medidas,
atira-nos com uma luz e depois friamente, sem sentimentos de culpa exibe-nos um papel e diz-nos com
total desprezo pelas regras
da boa educação: Se não tomas cuidado para a próxima vêz é pior.
Mas não te preocupes, aquilo que é verdadeiramente bonito não
é avaliado pela máquina fotogáfica,aquilo que é verdadeiramente bonito só os amigos têm capacidade para ver. E depois, quem quer um amigo/a de plástico?
Um abraço do tamanho do mundo.