quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vou a casa

Já não durmo.
Tenho o coração aos pinotes.E as costelas parecem estalar.
E os suspiros num crescendo e numa profundidade, que os vou buscar ao mais íntimo do meu coração.
Comecei a olhar para tudo como expectadora. Sabem como isso é? O meu olhar já não se detém em nada, com interesse. Com propriedade. Exactamente, é a crise da posse. Já estou a abandonar a posse.
Nada tenho aqui, é o pensamento.Nada é meu. Nada perderei.
Já não me sinto parte integrante da paisagem, do espaço, das conversas com os colegas e amigos, da televisão, da política...já comecei a encolher os ombros e a passar tudo o que é preciso fazer, para depois de...
Conheço este processo de desligamento. Aconteceu o ano passado, sem que fosse propositado, sem que sequer me detivesse a pensar que seria melhor assim. Provavelmente isto acontece para que nos sintamos inteiros, prontos para receber a benção que é Voltar a casa.
Já sonho com as mangas que amadurecem nesta época do ano, com o calor e as chuvas.
Com o céu estrelado e com a " minha " estrela cadente. Tenho para mim que me será dada a possibilidade, o presente, de ali formular o meu desejo maior.E como acredito em mim e na estrela cadente, será realizado.
Já só consigo ter a imagem da minha mãe de África, aquela mulher de 74 anos, negra, caboverdiana,linda e doce, amiga, uma mãe, que me esperou 33 anos e que estará de braços abertos para chorar comigo de alegria e comoção.
Já só consigo sentir o sol quente dos sábados à tarde,tocar-me o passado e beijar-me o rosto velho dos anos que passam, como se fosse aquela criança e adolescente de então.
Já só me vejo a banhar-me nas águas cálidas das praias, sentindo o prazer que se retira disso.
Já só consigo ver-me na minha terra.
Falando com sotaque e com calão.Rindo despudoradamente da ironia e da simpliciadade que a terra dá.
Já só consigo ver-me numa felicidade gloriosa e eterna, tocando o Céu com as palmas das mãos.
Falta pouco, quase nada, para que me sente no lugar que a mim corresponde, no avião, e iniciar essa viagem. A viagem que quero maior. Aquela em que solitariamente percebo que a felicidade está em nós e isso faz de nós pessoas tão melhores e tão abençoadas por um Deus em que acredito,respeito e que nunca me mente nem abandona.
A viagem que permite que eu vá ao encontro de mim. Do que em mim há de melhor, de mais sagrado, de Divino.
Já não consigo senão pensar, que vou voltar para casa.

6 comentários:

Ms disse...

oh sonhadora nao axas k me dava jeito saber em k dia vens????
ate posso nem ca estar mas tenho k me organizar, entao qdo me das essa noticia???
fico a espera

m.c.s. disse...

Amiga, desculpa.Vou mandar mail à noite. Vou dia 1 às 10 horas.Vê lá qual é a tripulação.Vou na TAAG. Tinha que ser, nunca andei no " cabrita " vai ser agora.Tás a brincar, angolana que é angolana tem que viajar no cabrita...ahahaha, tá quase, quase.Me aguarda, desta vez não quero dormir mesmo nada.Beijito.

kalandula disse...

pensei k viesses na TAP.....

so sei qual eh a tripulacao 1 ou 2 dias antes....faz-me lembrar pk posso nem tar ca, ta?

ainda a proposito do sanzala eh evidente k reconheci ali pessoas decentes mas ultimamente tenho reparado k alguns so la vao para descarregar a frustracao....sabes bem como reclamo e critico tudo o k ta errado por ca, mas enojam-me alguns comentarios de pessoas k so sabem denegrir...se se constroi novo eh pk ta 1 confusao, nao conservam o k la deixamos, se nao se faz nada eh pk teem dinheiro e nao fazem nada......por amor de Deus, e ainda ha kem la va todos os dias!!!!!!!!falta de imaginacao, passar por ali diariamente para responder a provocacoes de 'velhos' recalcados...e ainda por cima simpatizantes de salazar(alias isto foi o suficiente para me certificar k nao tem absolutamente nada a ver comigo).....

MS disse...

AMIGA envia email do teu gmail, ainda nao o tenho
ta td tratadinho, ok de regresso e td? qdo voltas pra tuga?
menina deixas-me assim em suspense........

m.c.s. disse...

A TAP n/ confirmava o regresso.Regresso a 14 às 10h da noite. Olha que o Baba precisa saber que eu vou...ahahaha!Era bom que viajasses comigo. Nunca mais me esqueço que me levaste ao avião acabada de chegar de Lisboa. Um dia destes conto isto aqui. Tu mereces tudo amiga.Tás mesmo zangada com os do sanzala. Não te maces. Eu não fico.Só na hora é que me passo.Beijinhos.

CS disse...

tambem ja me passou, mas nao mudei de ideias em relacao a eles.....o k mais me enervou foram os comentarios estupidos e ignorantes e ate meio insultuosos....
hj percorri as outras fotos, das paisagens, e ai sim encontrei os tais angolanos verdadeiros,os k procuram a sanzala para reviver....