quarta-feira, 17 de março de 2010

Tulicreme e coca-cola

Cruzei-me de novo com os putos que não se lembram do nome do Sporting.
Não sei o nome dos baixinhos, que todos os dias passam por mim e só sei quem são pela piadola à " desgraça " do Sporting. Eu até me lembro bem demais desse clube. O que não gosto é que ganhe ao Benfica. E há sportinguistas a quem não desejo o prazer, a felicidade de verem o seu clube ganhar. É mais pessoal, que clubístico.
Mas, as criaturinhas vinham animadas, barulhentas e lambuzadas. De tulicreme. E coca-cola.
Pois é. Estas crianças comem ao pequeno almoço, pão com tulicreme. Mas não é barrado. É a escorrer pelo pão fora, pelas mãos e pela cara. E bebem...coca-cola!
Foi isto que incomodou a minha vesícula, que não aceita pela manhã gorduras, bebidas com gaz e acúcar e pasta de chocolate.
E é isto que vai a contecer a estas amostras de gente, quando crescerem. Por enquanto divertem-se com um pequeno almoço muito doce e gasoso, daqui por alguns anos estão a contas com a diabetes, o colesterol e outras complicações.
Perguntei-me onde estariam as mães destas criaturas. Concerteza que ainda, espanzurradas na cama ou no sofá, enquanto as suas crias ingerem verdadeiras bombas, que explodirão mais tarde.
Lembro-me que em Angola era normal " matabichar-se " de faca e garfo. O prego no prato. Que consistia num bife de vaca, um ovo estrelado, uma fatia de fiambre, azeitonas e picles. E era vulgar, os adultos acompanharem o dito prego com cerveja preta.
E neste caso, as mães também comiam e bebiam.
Era África. Eram outros tempos. E todos pagámos por tantas asneiras do passado.
Haja quem ponha cobro a pequenos almoços de pão com tulicreme e coca-cola, porque as nossas crianças não têm as defesas que nós tinhamos e todos sabemos que na minha geração há muitos diabéticos, hipertensos, cardíacos, etc...
Uma sopinha de legumes, não? ...Há quem a coma logo pela manhã.

5 comentários:

Anónimo disse...

O meu pequeno-almoço costuma ser coca-cola, 7up ou sumol de laranja, e frequentemente bolas de berlim ou pão de leite com chocolate,doce de morango manteiga de amendoim. Depois a meio da manha levo uma tabeletezinha de nestlé ou milka e ao deitar gosto de derreter chocolate e comer com croissant. Ao almoço como tostas e cafe com leite ou só cafe, a meio da tarde gosto de ir petiscando uns M&M ou chupo uns caramelos. Ao jantar como o que calhar.

Maria Clara disse...

Anónimo ( que n/ sei quem é) cuidado,que está a passar das marcas e um dia destes, eu que nem sou médica, sei que a diabetes vai adorar ser taõ bem alimentada...os meus pais foram diabéticos, a mãe, de insulina e sei bem o que isso é. É terrível. Cuide-se.

Unknown disse...

Com a diabetes, muito cuidado! até eu que nem a milionésima parte desses doces "embrulho" estou gorda que nem uma lontra, imagine se fosse pelo seu regime, credo, cruzes, canhoto (onde é que eu já ouvi isto?)
Uma sopinha de legumes, não?, um cozidinho ou grelhado de peixe, tb não?, frutinha que é tão boa, tb não?, ai, ai, ai, ai...
Beijinhos minhas princesas!

Maria Clara disse...

Credo, cruzes, canhoto, mesmo...
A minha Herbalife, eu não dispenso e a propósito, dispenso a quem a quiser.

Anónimo disse...

amiga a essa forma de comer aki na banda chama-se JANGUTAR, o muadié aí pita feio tudo o k tem açúcar, não serão carencias afectivas? se é garina deve tar bem suculenta se for damo xéé te cuida senão vais levar uma m'mbaia da m'boa....