segunda-feira, 29 de março de 2010

Mais um dia

O dia esteve muito inconstante. Tremido.
Vento, chuva e frio.
Por mim, também está bem assim. Não tenho nada para fazer que o tempo impeça.
O mar está cá todinho, à minha contemplação.
Fui buscar os doces típicos da praxe. Com amêndoa. Para levar à cria.
Aconselharam-me uma pastelaria nova. Os pastéis folhados com recheio de doce de ovos, são uma coisa...de ir às lágrimas. Quais travesseiros da " Piriquita, " em Sintra, qual carapuça. Estes são divinais, e a partir das 15 horas ( como dizem os meus patrícios em Angola ) são vendidos e vêm quentinhos. Podem dar voltas à barriga, mas isso... sujeitam-se. Não há bela sem senão. São os pastéis típicos de Loulé, para que conste.
Também já fui aos pastéis de nata,ao Beira Mar, tipo, peregrinação, promessa que tenho que cumprir quando aqui venho. Continuam do melhor que conheço e a arriscar dizer que são melhores que os pastéis de Belém.
Jesus Maria, os lisboetas vão deitar-me fogo mas, lamento, sempre pensei isto, e um dia tinha que sair o desabafo. Que eu e os segredos, já sabem que não nos damos.
A hora mudou e é estranho chegar às 20 horas e ser de dia.
Tanto que esperei pela mudança de hora e já cá canta. Como estou a gozar férias, é irrelevante, mas quando chegar a casa, como me vai saber bem, os dias maiores.
Estava para jantar no hotel. É bufet, poderá ser bom. Mas vi o " people " que aqui está e não me apetece.
São estrangeiros a parecerem lagostas, porque ficam ao sol, horas, na piscina. Devem rapar um frio desgraçado, mas insistem, insistem e usufruem. E têm já uma cor que parece que a pele já não vai suportar mais sol. São muito, muito antigos. Eles e elas. A cheirarem a mofo.
Ao pé deles eu sou uma jovem, vejam bem como eles serão...e depois do jantar, vão para o salão e ao som de música, dançam desajeitadamente, num ritmo que só na cabeça deles existe.
Eu não poderia estar junto deles porque me escavacava a rir, de forma que, não há jantar para ninguém, no hotel, claro está.
Acho que vou comer sardinhas. Adoro. E já vi que as há, num restaurante com esplanada, aqui no calçadão.
As minhas mini-férias estão a finar-se mas que têm sido um regalo, lá isso, têm.

5 comentários:

Ana Paula disse...

olá, olá!! Não comes no hotel porque não estou aí para partir o côco a rir com os ditos estrangeiros. Era divertido, confessa!!!! Sabes como aproveito tudo para rir muito :-)e esses doces todos, taaaaão apetitosos, deliciosos, maravilhosos e outras coisas acabadas igualmente em osos, só pela forma como os descreves já fazem crescer água na boca... estamos mal, estamos!! :-( e eu tão longe.... Excelente continuação. Muitos beijinhos

david disse...

Isso parece-me tudo muito bem!! Sardinhas também... ai ai ai que saudades.

constancia disse...

Continuação de boas férias...Tb gosto muito do mar, principalmente nesta epoca.

Maria Clara disse...

Obrigada queridos.
Para a caçula, quando formos lá para o outro lado as 3 da vida airada, não nos vão faltar circunstâncias para darmos boas gargalhadas, né?Bjos.

Meu filho, não escrevi para provocar saudades, mas acredito que sim, só que as sardinhas são boas é pelo Santo António por isso...jinhos grandes.

Constância, obrigada. O mar nesta época é bem mais bonito. Neste momento a lua que está cheia cai sobre ele e a sua luz é tanta que quase parece dia, espelha-se nas águas e é uma coisa linda para se viver.Quando voltar a casa, publicarei mais fotos de Luanda, sim. beijinhos.

Anónimo disse...

Obrigada Clarinha, pela atenção em responder ao meu comentário- Fico à espera do prometido.Beijinhos.