terça-feira, 30 de março de 2010

Estevas



Subitamente, lembrei-me do meu pai. Eu era a sua fã número um. Da sua personalidade, do seu jeitinho de bom Caranguejo que era, dos gestos físicos, até dos espirros ( que herdei ) e da ingenuidade com que acreditava. Do seu desempenho profissional, do seu cuidado com a família, e com os conterrâneos. Gosto de falar dele. Já não doi. Não sei se por me achar mais imortal...Lembrei-me subitamente do meu pai porque vi estevas, umas flores brancas que aparecem nesta altura e têm um perfume singular, tão diferente que eu o reconheço de olhos fechados e acho sempre que cheira à Gouveia, aldeia do meu pai, ali onde Judas perdeu as botas, nos confins de Trás-os-Montes. Estes arbustos que se vêm pelos montes e serras, à beira da estrada e dão esta flor bonita e cheirosa, existem também no Algarve. Chegou a Primavera e chegaram as estevas. Já há muito tempo não as via...o meu pai ficará sempre ligado a estas flores e a mim que sou sua filha. Hoje vi campos de estevas e lembrei-me do meu pai e vou ficar assim muito tempo, lembrando o seu rosto, o seu sorriso, a protecção e a voz do amor que lhe saía da alma...

2 comentários:

constancia disse...

Só há poucos disse soube que aquelas manchinhas vermelhas (chamadas as cinco chagas) só surgem por altura da Páscoa... Bem, nunca tinha prestado atenção, para o ano vou verificar...
Pelo que vejo estás de volta...tem de ser não é?
Tb gosto das estevas e do seu perfume, ou não fosse eu alentejana. Beijinhos e Boa Páscoa

Maria Clara disse...

As esteves ficaram nos meus sentidos, com o seu cheiro, desde que em 75 cheguei a Portugal. É o cheiro mais antigo de que tenho memória, desse tempo mau, porém reconciliei-me com esta terra e com as estevas há muito tempo e hoje só me fazem lembrar do meu pai.Esqueci-me de dizer que também existem e muito, no Alentejo. Aliás, dão-se nos terrenos áridos e pobres e quer Trás-os-Montes quer o Alentejo os têm. Beijinhos Constância.