quarta-feira, 17 de março de 2010

A Avenida Brasil




















































































































































































A Avenida Brasil. No início, junto à Coronel Artur de Paiva. Depois ao pé da Colorama, loja do Sr. Cruz, das Bombas da Mobil, pastelaria Gentil, padaria Independente, da minha casa, da Ourivesaria Sousa, do Colégio Nª Srª de Fátima, da sede da FNLA, da loja do meu pai, da Senado da Câmara, do Marçal, da cidadela desportiva, do estádio de S. Paulo, Hospitais; S. Paulo e Universitário...a minha avenida...
Com as mesmas árvores de há 55 anos atrás. As casas térreas, os prédios. A mesma cor e o mesmo cheiro. A mesma que me estendia os braços, protegendo-me e que me abraçou de novo, num abraço profundo e tão grande que me senti de novo criança, adolescente, mulher de um tempo tão precioso, mágico e único.
São muitas as fotos.Desculpem-me se abusei, mas ...é a minha avenida. Foi aqui que eu fui gerada. Foi aqui que eu nasci. Foi aqui que eu dei os primeiros passos, iniciei a escola, cresci, tive os primeiros sonhos de mulher...Esta avenida é a minha casa. Está repleta de mim e eu dela. Das minhas pessoas, dos meus sonhos, projectos, das minhas lembranças...
Adoro Luanda. Amo a minha terra, mas a minha avenida, este lugar, é a minha paixão maior.

6 comentários:

Constancia disse...

Quase todos os dias venho espreitar o teu blog, e confesso, na esperança de encontrar um cheirinho de Luanda. Hoje deliciei-me, qual muitas, qual quê... esta não é a "minha avenida", mas é Luanda... Se houver por aí um cheirinho de Brito Godins...rampa do liceu, Serpa Pinto,uma prainha daquelas... então seria ouro sobre azul. Um beijinho e o meu muito obrigada por poder partilhar dessas belezas.

Constancia disse...

Quase todos os dias venho espreitar o teu blog, e confesso, na esperança de encontrar um cheirinho de Luanda. Hoje deliciei-me, qual muitas, qual quê... esta não é a "minha avenida", mas é Luanda... Se houver por aí um cheirinho de Brito Godins...rampa do liceu, Serpa Pinto,uma prainha daquelas... então seria ouro sobre azul. Um beijinho e o meu muito obrigada por poder partilhar dessas belezas.

Unknown disse...

Eu então, gosto de tudo. Se fosse homem, cuidado... esta menina conquistava-me, na certa!!!, como sou mulher, sou muito feliz pela sua amizade.
Que Deus te proteja amiga Clara
Beijinhos

Unknown disse...

Clarinha: Estou em crer que a loja do Sr. Cruz a que te referes era a do meu parinho de casamento, amigo e conterrâneo da minha mãe e a minha madrinha chamava-se Aurora. Será?
Beijinhos

Maria Clara disse...

Obrigada Constância por me leres.
Praia já publiquei. de propósito para ti. Quanto ao resto, não sei se tenho fotos. O largo Serpa pinto está já numa foto, mais lá para trás.

Célia, o Sr. cruz, tenho para ,im que é o teu padrinho sim. Ele tinha uma mercearia aqui.
Beijinhos para ambas.

jim (José Inácio Madaleno) disse...

Reporto-me às fotos da Av. Brasil que não via desde os anos da independência e isso trouxe gratas recordações. Célia e Maria Clara lanço um repto às duas: se moraram na Av. Brasil – Luanda - perto da Colorama, gostaria de trocar algumas recordações convosco porque foi durante determinado tempo a minha zona de eleição.
Kandandu

Madaleno
jmadal@kanguru.pt