quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Voltar à Rotina

Voltar à rotina, significa, acordar às 6,45horas.
Passar pelo processo todo do banho, etc, etc, até sair de casa.
E chegar à estação da Rodoviária. Hoje, a horas. A miudagem que vai para a escola profissional e para a Escola Artur Gonçalves, entrando ruidosamente.
Subi para o autocarro. As duas senhoras que vão, invariavelmente no banco da frente ( à direita ) pareciam robots. Riram e em uníssono saudaram-me com um bem pronunciado, bom dia. O sr. motorista, já meu amigo, desde o episódio da carteira esquecida, sorriu de orelha a orelha e disse-me: Bons olhos a vejam. Aí está. Toma lá uma passa, Maria Clara. O sr. motorista...quem havia de dizer...
E pôs-me a pensar.De onde menos se espera, aparece uma frase, um gesto bonito...
Quando passei pelos outros companheiros de viagem de todos os dias, que são cinco pessoas que viajam há muitos anos neste autocarro, para a mesma terra, onde trabalham, e que se sentam nos mesmos lugares e falam uns com os outros e já sao quase família, fizeram-me quase uma festa.
Então essas férias? Disse-me a senhora que achou a minha carteira há tempos quando a deixei no mesmo autocarro de hoje com as mesmas pessoas e o mesmo motorista.
Claro que disse que tinham sido muito boas, maravilhosas. Não pude dizer que foram " bem cuiosas " porque nao entenderiam, mas a linguagem destas pessoas foi um bálsamo hoje, que preciso que me tratem bem.
Quiseram saber mais e hoje nao tirei o MP3 da carteira para me isolar e ouvir música. Hoje falei mais do que o normal. Do meu sentimento, de hoje, diferente do destes dias, da minha terra, da temperatura.
Foi uma viagem muito animada porque o factor surpresa, tranformou estas 20 minutos que percorro diariamente até chegar a esta terra, onde tenho que trabalhar para ganhar dinheiro para voltar a Luanda, e não só, numa viagem agradavel e mais calorosa.
Portugal às vezes surpreende-me, pela atitude de gente simples que nada sabe de África mas sabem um pouco de solidariedade e boa vizinhança.

2 comentários:

Anónimo disse...

amiga ha pessoas boas espalhadas por todo o mundo, os anjos existem ...as vezes estamos tao atarefados ou demasiado absorvidos pelos nossos problemas e nao somos capazes de os encontrar...hoje tinhas a janela aberta e conseguiste aperceber-te que tens estado ao lado deles ha muito tempo....viste a diferenca? nos eh que temos que abrir as portas do nosso coracao
beijinhos cuiosos

mira city disse...

Boa Noite. Passei pelo messenger, estavas online disse-te olá, mas tu não me deste troco.Então está tudo bem contigo? cansada!.. imagino, ainda não refeita das férias, e da viagem e já começaste a trabalhar... ossos do oficio, o raio do euromilhões não há maneira de nos sair.Um grande xi, e continuação de uma boa noite.
celeste