quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Troca de identidade

Torres Novas é uma cidade do Ribatejo.
Torres Vedras é uma cidade da Estremadura, região Oeste.
Há 30 anos era normal e humilhante para os torrejanos ( naturais de Torres Novas ) serem confundidos com os torrienses ( naturais de Torres Vedras ).
Carregavam o complexo de inferioridade de serem ofuscados pelos outros.
Os outros estavam ali com um pé na praia e outro em Lisboa. Perto da civilização e do lazer.
Era vulgar na comunicação social, falada e escrita noticiarem factos a acontecer ou acontecidos em Torres Novas, como se se tratasse de Torres Vedras. O contrário nunca fora verdadeiro. Sabia-se onde estava e como estava Torres Vedras, de Torres Novas só se sabia que ficava para os lados de Fátima e era para quem era católico praticante.
Claro que os torrejanos torciam-se de raiva e de impotência perante estes equívocos, provocados pela imcompetência, distracção ou ignorância.
Os tempos mudaram e as auto estradas são uma realidade. E Torres Novas saiu beneficiada disso e ficou a 45 minutos de Lisboa, com auto estrada quase até ao centro da cidade. E cresceu. E as empresas e fábricas instalaram-se no parque empresarial e industrial criado para o efeito. E os torrejanos que são pessoas arejadas e gostam de correr seca e meca, sairam e entraram da sua terra e chamaram a eles, amigos, funcionários, quadros. A cidade tornou-se mais aberta, expandiu-se e hoje é uma cidade relativamente importante, bonita e moderna.
Hoje o temporal provocou estragos numa região do país bem demarcada. Na região Oeste.
A RTP noticiou assim: Temporal provocou muitos estragos em Torres Novas. No Oeste...
E eu que acompanhei a fúria e impotência destes ribatejanos que se intitulam de " brutos e a cheirarem a cavalo ", homens de touros e touradas, gentes da lezíria, pensei que os torrejanos estão assim vingados.
Nos tempos que correm, troca-se Torres Vedras com Torres Novas.
E é vulgar a Imprensa noticiar hoje ao contrário, do que ontem o fazia.
O temporal foi péssimo e causou estragos em todo o país. Em Torres Novas também. Mas foi mais grave em TORRES VEDRAS.
Isto sou eu que vos digo.

Sem comentários: