quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Cacussos


Amiga, sabes onde estou?
Aonde?
Ao pé da tua casa.
Já?
É. E advinha, a comer o quê?
O quê?
Cacusso.
Nãaaao.
Juro.
E está bom? Como lá?
Sim.
Já vou ter contigo.

Enquanto desço as escadas e percorro cerca de 300 metros, até ao restaurante, o tal, dou comigo a rir por dentro e para dentro.
Como é que me escapou isto? Um restaurante angolano,desde 8 de Dezembro, bem ali à frente dos meus olhos e foi preciso a minha amiga vir a trabalho, a Lisboa, para que eu soubesse que já não é preciso ir a Luanda comer cacussos.E moamba, e calulu, e cachupa. E outros.
E na doçaria, bolas, quebrou-se o encanto.
Então não é que a menina, filha de mãe angolana de Benguela e pai alemão,( que eu perguntei, claro, porque com aquela falta de sotaque, aquela coisa refinada na voz, de portuguesa da Linha, não podia ter vindo de lá ) trouxe-nos uma cesta cheia de kitutes da terra. Pé de moleque, doces de coco e jinguba, queijadas de coco e... micondes.
Lembrei-me da Verónica, sentada em S.Paulo, à saída da igreja, vendendo os seus micondes e pedindo que voltasse. Os dela eram mais genuínos, mais autênticos.
E lembrei-me de quem me disse uma vez que as comidas devem ser apreciadas nos sítios próprios. Pois é...será que os micondes, foram só uma coincidência? Ou será que os cacussos terão que ser comidos no Panguila, com limão e gindungo, para poderem ser divinais?
Talvez não, e os cacussos ali, junto a Lisboa, perto da minha casa, podem fazer lembrar tardes de sábado, passeios por entre palmeiras, coqueiros, imbondeiros e cajueiros, aldeias perdidas numa África imensa, e estradas que nos levam ao Paraíso.
Talvez o divino esteja não no que comemos mas na forma como o saboreamos e no amor que pômos nisso.

2 comentários:

maria disse...

Também quero, clarita. Temos que combinar e fazer um almoço angolano aí na tua terra de fim de semana, sim?

Maria Clara disse...

Quando quiseres. Se for em grupo, podemos encomendar os pratos típicos. Eu fiquei com um cartão.E assim como assim, é mesmo à porta de casa.Vais adorar. Beijos.