segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Um Site

O Sanzalangola é um site.
Supostamente, para os angolanos e amigos de Angola.
Vou lá desde o seu início. Um pouco porque o meu irmão mo deu a conhecer.
Foi ele que me inscreveu no site e a partir daí visitava-o quando me apetecia.
Foi no " sanzala " que descobri pessoas que não via há muitos anos.
Algumas, que me foram muito queridas.
Reencontrei ali gente que queria muito reencontrar. E que se não fosse o Sanzalangola, provavelmente jamais reencontraria. E que foi muito bom porque me fez muito feliz.
Reencontrei ali gente que me marcou a vida. Para sempre. De alguma forma...
Quando voltei de Luanda em 2008, porque vinha com o coração a transbordar, resolvi escrever pela primeira vez ali, naquele espaço que também era meu. E fi-lo.
A " maria luanda " foi a primeira pessoa a responder, do mesmo jeito, com um amor parecido com o meu, pela terra mãe. Depois a Elizabeth, a Fernanda, a Celeste, a Clara Lima e o João. Este último há pouco esteve em Luanda e telefonou-me para me dizer que estava na avenida Brasil e isso tocou-me profundamente.
Comecei a escrever com assiduidade naquele espaço, nas diversas fotografias, comentando-as.
Surgiram rapidamente pessoas a contestarem o que deixava escrito. Isso não me aborreceu, pelo contrário, divertiu-me e era mais um incentivo para continuar a escrever.
Meses depois, outras pessoas entraram, com máscaras, no site, e agressivamente dirigiram-se-me e à minha amiga que fora ali um pouco porque eu ia, de forma despropositada e intencional, tão intencional que me fazem desconfiar das suas identidades.
Hoje fui ao site, talvez porque a minha amiga num comentário, me falou do dito site.
E estive a ler tudo com alguma atenção. Tudinho, das últimas fotos, porque já não há pachorra para ler e reler o que ali se escreve. E percebi que continuam agressivos, cobardes e frustrados. Que Angola é um espinho cravado na pele, uma pedra no sapato e nós os angolanos que escrevemos sobre uma Luanda bonita, alegre e normal estamos-lhes atravessados na garganta. Não sabem se nos hão-de engolir ou se nos deitam fora.
Pensei não voltar a escrever ali, porque há gente que não vai com o propósito para que o site foi criado. Por vezes até eu já não levo esse propósito...
Depois, pensei que não, não posso virar costas a um site sobre a minha terra, o meu país, um site que já me deu tanto, mas tanto mesmo e que por meia dúzia de imbecis eu pensei abrir mão.
Há lá gente boa, como a Helena, a Fernanda, a Elisabeth, a Bolinha, a Crisca,a Clara,a Célia, o João, o Filipe, o Gonzaga, o Farense.
E hoje, apesar de me entristecer com os comentários de alguns, resolvi que não vou deixar de escrever no Sanzala só porque me tentam " beliscar ".
Como diz a minha amiga - Se uma Clara incomoda muita gente...uma Clara acabada de vir de Luanda, com tanta coisa boa sobre Luanda, que traz para repartir, incomoda muito mais.
E não é que eu queira que se sintam incomodados, mas percebi hoje que o que incomoda muito estas pessoas que são tão azedas é a triste sina de não fazerem nada por elas.
Pode ser que a minha presença ali, comentando, espevite estas almas e as torne mais decididas a irem a Luanda e comprovarem com os seus olhos míopes o que eu tenho ali afirmado. Sobre a terra. Sobre o povo. Sobre a vida, actualmente, em Luanda. Pode ser que não se sintam demasiado velhos e ainda tentem a sorte naquele país que um dia já os acolheu. Quem sabe...

2 comentários:

mira city disse...

Clara, li com atenção ao que escreveste sobre o sait do Sanzala, é verdade.. últimamente nem dá para ler os comentários que nele fazem, são de tão baixo nivel,será que estas pessoas tenham vindo de Angola!!!! não me parece, então estes ultimos participantes são de um baixo nível que vou te contar.Quanto a ti continua escrevendo, estou esperando pelas fotos.Uma beijoca grande,tudo de bom para o ano ano que está entrando. Feliz 2010

m.c.s. disse...

Olá minha querida, perdoa não ter posto o teu nome...agora que li é que disse para comigo, m....esqueci-me de mencionar o nome dela, tu também és boa gente Celeste, e tu sabes que eu sei.
há outras pessoas que tbm não mencionei. Como tu, acho sim, que há um grupo, do qual desconfio muito, e tenho os meus motivos, mas logo saberei. Eu até tenho um dedo que advinha.Beijos