domingo, 20 de dezembro de 2009

Pedir Um desejo

No primeiro andar, junto às escadas rolantes, está a MISAKO.
Uma loja de malas. De viagem, de computadores, de mão.
Muitas malas. A bom preço e giras.
Não entrei na Misako. A minha gente não gosta desta loja e eu ia à procura do que eles gostam.
Mas os olhos encontraram um cartaz enorme, na montra. Que dá para as escadas. Para o povão, que sobe e desce freneticamente.
Então li: PEDIR UM DESEJO.
Agradou-me. Tudo o que foge à rotina, ao convencional, à limitação desta nossa vida regrada, igual e cinzenta, eu gosto. Mesmo quando se transgride um bocadinho. Que não cause dano. Portanto...
Um quadro quadrado, enorme, ocupando quase toda a montra.
Não percebi a intenção. Não perguntei. Não me interessou. Achei o máximo, pessoas, pressuponho, que, anónimas, deixando os seus pedidos de desejo para 2010.
Dei comigo a pensar se já tinha feito algum pedido...
Agora que penso nisso, NÃO!
E li os pedidos.
1º- NÃO TER CÓCEGAS NOS PÉS. - Unh, não é das coisas piores, que por isso, valha a pena pedir que acabem. Até que...bem, eu tenho cócegas nos pés mas nunca faria um pedido desses. Porquê? As cócegas até são boas, porque não? Há que saber fazê-las parar. Pronto, este pedido eu não faria.
2º- DORMIR MAIS 5 MINUTOS - Também não. Dormir por dormir, umas horas boas.Que ando bem precisada.
3º- SER CHEFE - Pois, é um caminho para se chegar ao topo da carreira e consequentemente, ter poder e um ordenado maior. Sim, porque não?
4º- TER UM NAMORADO PUNK - Nãnãnã. Aquelas vestes negras, os cabedais de motoqueiros, os cabelos cheios de gel, delambidos, parecendo que há carradas de luas não tomam banho,os percings, por todo o lado, vamos que tinham um na língua, que nojo!E a música barulhenta e sempre com a mesma batida...não me parece bem, não me parecem poder ouvir a mesma canção que eu. Decididamente, NÃO.
5º- PAZ,AMOR E UMA CARTEIRA MISAKO - Já me agrada mais. Essa coisa da Paz e do Amor. Já a carteira, logo que me recomponha das férias e do Natal, lá terei um pouco de dinheirito para se for caso disso juntar ao lote, outra carteirita, por isso também era evitado este pedido, por mim, claro.
6º- VIAJAR,VIAJAR,VIAJAR - Oh! Este pedido é supimpa. Não me importava mesmo nada de o fazer e ver realizado. Já estou mais bem disposta e sem tanto frio.
7º- SER A MAIS BONITA NA FESTA DE PASSAGEM DE ANO - Claro...isso também não. E porquê? Porque já tive a minha época. E já fui a mais bonita ( modéstia à parte )em variadas circunstâncias. Hoje...tarde piaste! Foi-se a beleza, ficou a tristeza e a capacidade de encaixe. Já fiquei um pouco abatida...com este pedido. Só desejo que a menina que o fez seja uma cinderela na sua noite de fim de ano e que encontre o príncipe. Eles andam aí, procurem bem. De lupa.
8º- DEIXAR DE COMER BARRITAS DE CHOCOLATE - Porquê? É tão bom! Porque engordam, ou são viciantes? Eu cá não deixo, não. Ainda na 6ª feira fui comprá-las à Herbalife e são de comer e chorar por mais e ajudam à dieta. Meninas, comprem dessas. Eu sou distribuidora Herbalife e arranjo-as se as quiserem.
9º- APRENDER A FAZER SUSHI - Ah pois, este ou esta é cá das minhas. Pois então, muito bom paladar. Gosta do que é bom. Mas um conselho. Não aprendas. É tão bom sentarmo-nos e sermos servidos e desconhecermos como aquelas mistelas se fazem. Mas ficou-me uma vontade, sim, de aprender, porque eu e a cozinha já nos tratámos por TU, em tempos. Agora, nem por isso. Somos poucos e alguns ausentes. Não retiro prazer nenhum ao fogão nos tempos que correm. Longe vai o tempo em que o meu fogão parecia um daqueles comboios a vapor, sempre a deitar fumo e sempre quente e a andar...as 4 bocas, o forno em todas as divisões...Jesus Maria! Como eu era e no que me tornei...
10º- CONHECER O MEU PRINCIPE ENCANTADO - Eh pá, essa não! Calhou no número 10. E não é que eu tenho um qualquer fetiche com este número? Um Karma, sei-o eu. E agora? Concordo com o pedido ou não? É um sarilho, dos grandes. Se concordo, tenho que dizer porquê. Se não concordo, já estou fora de prazo, assumidamente.Pois então, de cobardes não reza a História. Concordo e aplaudo e só me ocorre que os Príncipes têm a obrigação de se dar a conhecer às Princesas, como na canção do Carlos Paião...o meu nome é ( qualquer coisa ) e o teu qual é? E eis senão quando, o príncipe e a cinderela se apresentam, cara a cara, olhos nos olhos, tocando o céu com a ponta dos dedos, ou seja, sentindo a felicidade de viverem uma história de encantar. Isto sou eu já a sonhar...Será que ainda se fazem príncipes como antigamente? Que corajosamente, tipo, tcharam, surgem do nada e revelam o que lhes vai na alma? Esperemos que esta menina, mulher, tenha sorte e em 2010 conheça finalmente o seu príncipe encantado. Nunca o saberemos, mas podemos dar uma força em nome do romance, da paixão e do Amor. Príncipe da pessoa que entrou na Misako do Colombo, pôe-te a mexer e aparece à menina que ela está muito precisada. Sozinha e triste. Julgo eu, que para fazer este pedido é preciso estar em Carência, em Crise.
11º- TOCAR GUITARRA ELECTRICA - Também é um bom pedido, mas criatura, o melhor é pensares comprar a guitarra e ir trabalhar nisso, um professor, que tal, pagares-lhe, não é? E para 2011 já estás a tocar as músicas dos Pink Floyd ou Santana, se tiveres jeitinho e paciência, que Roma e Pavia não se fizeram num só dia.Também gostava de ouvir esses,de que falo, pelos teus dedos. Sempre gostei duma guitarra eléctrica.
12º- VER-TE SORRIR CADA MANHÂ - Bom pedido. Se acorda com alguém ao lado ou se logo, logo, pela manhã, quando desce de elevador, ou entra no trabalho, já lá está ela ou ele, sempre macambúzios, ou não. Todo sorrisos.A pessoa ou quer que se perpetue o dito cujo sorriso ou na falta dele quer ver sorrir. Ver os dentes. As covinhas que faz nas maçãs do rosto ( como eu ).Todos os dias. Ou então, o pedido é no sentido de acordar com alguém ao lado. Isso, cara criatura, não sei se é bom. Cada manhã? Sempre, mesmo? Não. Pense bem no assunto. Há dias, manhãs terríveis. Não dá, ter alguém ali a espiar-nos os movimentos, a impedir-nos de saltarmos da cama, a sarnar-nos os miolos. Há manhãs de dor de cabeça...e o sorriso pode transformar-se numa careta.
13º- AMANDAR-ME DE PÁRA QUEDAS - Que quererá a pessoa dizer com isto? Quer saltar de um avião, mesmo? Arriscado, mas a adrenalina fará o prazer ser mais forte que o risco. Gosto de ver os pára quedistas saltando uns a seguir aos outros. Nas manhãs bonitas, ali para os lados de Tancos, é vê-los no ar como cogumelos, tropas, claro, em exercício. Eu não queria saltar de pára quedas. Esse risco prefiro não correr. Há quem chame pára quedistas a outra coisa, mas disso me abstenho de falar.
14º- ENCONTRAR UM NAMORADO BONITO,INTELIGENTE E RICO - Como eu te entendo...3 em 1.Boa, miúda. Acho que és novita, porque se fosses da minha idade, já só querias um namorado. Não que fale muito com gente da minha idade, sobre as suas necessidades, mas vou ouvindo aqui e ali, desabafos.O mercado está fraco e elas queixam-se muito.
Mas, sendo uma moçoila, porque não? A pedir que seja em grande. Eu, sem precisar procurar, tenho à mão, com os 2 requisitos primeiros, Bonitos e Inteligentes, três meninos de se lhes tirar o chapéu. O meu filho e os meus sobrinhos. Quanto a Riqueza, esperem que eu tenha a sorte de receber um Euromilhões, que me transforme na mãe e na tia rica, destes jovens lindos e inteligentes. Mas como és interesseirona, Deus permita que nunca nos cruzemos, ou tu com qualquer um deles.
E foi assim que esta tarde a Misako se tornou muito interessante.
Era bom que cada um destes desejos se concretizasse e estas pessoas fossem pessoas mais felizes. Se eu levar por tabela,óptimo, tudo o que vier por bem é ganho.
Já agora eu arrisco fazer um pedidinho, pequenino.
Que o ano de 2010, seja, VIVENDO.

1 comentário:

anónimo disse...

Porreiro este texto. Com graça.Mto bem.Parabéns.