domingo, 13 de dezembro de 2009

Nao vou sozinha

Este Deus que eu amo e que me pega ao colo...

O ano passado, uma amiga daquelas que ja nao existem, a minha amiga Milu, acabada de chegar de Lisboa, num voo de 7 horas, encontrou-se no aeroporto comigo e com as pessoas que estavam comigo ( noos estavamos a espera que ela chegasse de Lisboa ) e literalmente " agarrou " em mim e levou-me pelo interior do aeroporto, tornando menos dolorosa a minha partida.
Fardada neste uniforme alegre e bonito que elas, as assistentes de bordo, teem, foi passando comigo todas as etapas fisicas da minha saida.Foi passando comigo os momentos de pressao, de angustia e de dor, de partir de novo de Luanda.
Preencheu o vazio que eu sentia naquele momento. Impediu a Solidao do vazio.
Esperou comigo na sala de embarque e foi comigo no autocarro. Entrou no aviao pela escada da tripulacao, mas reuniu-se a mim no interior do aviao. Procurou-me o lugar. Levou-me a uma colega para que esta me conhecesse e deu-me um copo de agua para que eu tomasse um " amiguito " que me tornasse mais facil esse caminho de regresso ah minha rotina em Portugal.
Sentou-me no meu lugar e depois deste carinho todo, desta dedicacao e proteccao, e porque era preciso sair do aviao, finalmente me deu um abraco e deixou-me no meu momento de solidao necessaria.

Desta vez, a Susete vai levar-me para Lisboa.
Soube da escala e vai " voar " amanha, Luanda/Lisboa.
Nao serah um voo normal, para mim. A Susete vai estar lah. O tempo todo, as sete horas.
Eu sei que ela estarah comigo nesta viagem triste de regresso e ja me sinto menos soh.
A Susete eh a minha amiga de Liceu. Fomos colegas desde sempre e amigas do peito.
Encontramo-nos em Lisboa e nao soh. Neste tempo de afastamento de Luanda, ja festejei o aniversario dela, dia de Sant'Ana,nas Caldas da Rainha, improvisando um bolo de aniversario ( um gelado Vianneta ) e soprando as velas, mesmo assim.Ja passeamos por S.Martinho do Porto...e ja estivemos vezes sem conta no hotel onde fica, em Lisboa,e na minha casa tambem.
A Susete disputava o Quadro de Honra, como eu. Era melhor a Matematica. Eu, a Historia. Eramos igualmente boas a Portugues, Geografia, Ingles.Eramos pessimas a Desenho e as professoras faziam o favor de nos dar 12 para que o Quadro de Honra nao fosse beliscado. Depois a Filosofia, a OPAN safavamo-nos muito bem...No ultimo ano do Liceu foi para o Liceu Salvador Correia e fiquei mais soh.Sem a minha cumplice. A colega amiga, bem disposta que quando ria com vontade, as lagrimas saltavam de imediato. E que nos intervalos corria para o refeitorio e para a cantina para que eu comesse o mil folhas ( russo ), a torta, ou o rissol de camarao e ficava na fila na minha vez, se eu nao me despachavaeu eu fazia o mesmo por ela.
A Milu estava em Letras e noos as duas em Ciencias.Queriamos ser medicas...elas sao assistentes de bordo e eu oficial de justica...
Eu a e Milu, encontravamo-nos nos intervalos, iamos juntas para casa, viamo-nos nos fins de semana, mas faltava a Susete.
A Susete nunca faltou afinal.
Elas as duas continuam colegas e amigas tambem, entre si.
O ano passado ambas decidiram, porque seria muito bom para mim, oferecerem-me a viagem do meu Sonho Maior. Decidiram realizar o meu SONHO.
E eu vim a Luanda ao fim de 33 anos de ausencia, pela mao destas meninas de oiro que eu tenho como amigas.
E cah, fizeram de tudo para que eu fosse muito, muito feliz, de novo, na nossa terra.
Quando eu conto que tive este presente de amigas de infancia, que nao privam diariamente comigo ha 34 anos, ninguem percebe isso.
O milagre de Deus. A generosidade, o altruismo, a Amizade, aplicados em mim.
Amanhah, mais uma vez, Deus me acena com a sua mao infinita, invisivel e sempre presente, colocando a Susete no meu voo.
Como disse a Milu: Amiga, vais " levar " a Clara.
Eu digo: Amiga, vais " levar-me " para Lisboa.
E digo mais, que estou muito de bem com Deus.
Que Deus eh meu amigo e me deu as melhores amigas do Mundo.

Sem comentários: