domingo, 13 de dezembro de 2009

Muxima - O Mito

Muxima quer dizer Coracao.
Em Angola, Muxima eh uma palavra magica, sagrada.
A Nossa Senhora da Muxima eh soberana.
Fazem-se horas e horas de viagem atraves do rio Kuanza para pedir ah Muxima, ou para agradecer as grassas que ela concede.
Hoje ja se vai por terra, uma via rapida feita por portugueses e no seu final, ainda 20 quilometros de picada.
Ir a Sant'Ana ou ir ah Nossa Senhora da Muxima, sao viagens de felicidade, misticas.
Precisei ter 54 anos para finalmente ir ah Muxima.
A Igreja eh bonita, pintada, limpa e cuidada.
O tempo parou ali. Voltamos atras e eh tudo igual.
Os lugares de culto dao-nos essa paz propria de quem pode recuar no tempo e embrenhar-se num passado que nos torna seres puros, inocentes.
Encontrei essa inocencia ontem em mi e nas pessoas que ali se encontravam.
Humildes, expostas, receptivas.
Ontem fui ah Muxima, pela mao dos meus amigos. Fizemos juntos esta viagem. Mais uma.
A Nossa Senhora recebeu-nos ao fim de 54 anos da nossa existencia.
Cada vez mais sou filha de Angola e cada vez mais sinto este paiis a minha Patria.
" Ai ueh Muximeeeeh, me protege mamaueeeeeh "
Tambem eu, fasso esse pedido e acredito que vou ser atendida.
Ja bebi agua do Bengo, ja fui a Sant'Ana e ah Muxima...eu sou filha de Angola, uma mwangoleeeh...

3 comentários:

Anónimo disse...

mas tavas xeia de cagunfa ali na picada.......e akeles 'gatos' parece num eh, rabo dele bem comprido e grosso com riscas tipo eh zebra

m.c.s. disse...

Ai é? Eu é que tive miufa?
Na picada, pensei que se nos acontecesse algo com o tal do jipe, estávamos feitos porque aquilo era mesmo mata profunda e ninguém nos vinha ajudar. Logo que chegámos ao asfalto, já estava de novo bem. E as músicas da Maria Betânia foram uma benção...diz lá que nao?
Os tais gatos estanhos, que eram tudo menos gatos, adorei vê-los. Estávamos em África ou não? Faltou uma cobrazita, dasquelas que tu odiavas ver no Livro se Zoologia quando éramos estudantes do Feminino.
Em suma, a nossa viagem à Muxima, foi bué, bué, bué boa.

maria disse...

Eu gostava muito de estar no teu lugar. Toda a vida ouvi falar da Nª Senhora da Muxima e gostava de ter lá ido. Agora, tarde piaste.Deve ser quase impossível. Ainda bem que tu foste. Conta a tua viagem para lá pke deve ter sido mto gira. Não? Pelo mato fora.