quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Primeira Manhah

Sao 7,57 horas.
Para quem aqui viveu, jah eh hora de levantar.
A cidade fervilha hah muito.O som sobe oito andares e chega-me como musica.
Como no poema - Uma cidade cheia de canseiras, qual abelha nas roseiras...
A minha cidade...isto soa-me a HINO DE AMOR...
Estou tao, tao...que dizer? Feliz. Sim, e outros sentimentos que acabada de acordar nem sei exactamente quais.
O Edgar nao estah jah. Soh ah noite chegarah.Estou entregue a mim propria nesta minha terra, destes tempos que conhesso mal.
Assustada? De todo. A oportunidade de olhar isto com um olhar diferente, sem protessao.
O Tiago ( motorista ) chegarah daqui por uma hora. Acho que eh bravio, por isso tenho que me preparar para domar a fera.Sou capaz...
Vou a S.Paulo. Aqui perto de nohs.Buscar a minha certidao, aos padres, que teem um servisso actual e bastante organizado.
Vou entrar na minha igreja de novo. Paulinha querida, vou ver o sitio onde foste batizada.Onde eu me confessava ao padre Luis, por pecar.Ah belos tempos...depois disso eh que foi pecar e nunca mais me confessei a ninguem.Soh a Deus.
Irei tambem tentar tratar do BI de cidadah nacional.Anh...agora eh que sim, vou virar angolana de papel passado...a burocracia eh mais que grande, feroz, e por isso vou confrontar-me com os obstaculos, mas estou preparada.
O telefone tocou. Atendi. Era o Edgar preocupado comigo. Eu tenho amigos de oiro...
Ela,a Miluh, ontem de madrugada em Luanda e manhah avanssada em Pequim, pedia desculpas por estar lah e nao me ter recebido na nossa terra. Deixou tudo escritinho: telemovel, chave da casa, kuanzas, e um bilhetinho de boas vindas.
Sou uma felizarda e isto transforma-me numa pessoa melhor.
Daqui a pouco, a Nica, empregada cah de casa chegarah. Essa ja conhesso. O ano passado tirou comigo uma foto. Eu e ela. Ficou envergonhada e de cara no chao. Vai chegar e perguntar - D. Clara fez boa viagem? Na falta do que dizer e na falta da intimidade que existe. Vem de Viana. Acorda as 4 horas da manhah, para estar aqui as 8 horas. Apanha o candongueiro ateh ao largo 1 de Maio, em frente ao meu liceu e depois outro candongueiro que a traz ateh ao destino.Diz que vem de taxi. Candongueiro - o taxi de Africa. Pequeno autocarro, carrinha azul, que traz mais uma duzia...
Chegou jah...e foi tal e qual. Mas hoje falou um pouco mais. Fiquei contente de a ver.
Fez as honras da casa e eu sinto uma ternura grande por esta mulher que me procurarah agradar enquanto eu estiver cah. Se a Miluh estivesse agora, diria: Maria Clara deixa-te de frescuras...ela estah cah para isso mesmo. Mas eu estou de ferias e neste lugar onde tudo me deixa com o corassao a tranbordar e a Nica eh uma querida.
E eu oisso o som do dia, sinto o cheiro da manhh, que a Nica abriu a porta da varanda, e jah estah calor, o calor abafado desta terra, cheio de humidade. O sol estah escondido, parece cacimbo.
Ontem quando cheguei, estavam 30 graus. Nao me lembrava jah deste calor assim.
Dormi de ar condicionadao ligado e nao dei por nada. Agora eh que vai ser.Enfrentar o tempo que os outros mortais enfrentam.
Vou ficar por aqui, que vou ah luta. Ou seja, vou beber deste prazer de me sentir completa. De estar em casa e estar em paz.
Vou fazer uma surpresa ah minha mae de Africa, a querida Minda.Nao lhe disse que viria. Do alto dos seus 74 anos,terah concerteza arcaboisso para me ver de surpresa.
Eu tenho a mania das surpresas. Adoro sentir o prazer do prazer que provoco nas pessoas, nestas circunstancias.Por isso vou arriscar aparecer assim, tipo, Tcharam...
Gostava de ser mais conhecedora das almas e dos sentimentos, quer dizer, gostava antes, de saber encontrar as palavras certas para dizer-vos o que eu sinto.
Perdoem meus filhos,Paula, Zeh e mais gente que sabe quem sao, mas...neste momento, nao me falta nada. Peso menos que uma pluma, sou um corassao tao grande como grande eh o meu tamanho e paresso uma pateta, sorrindo de mim para mim, num sorriso que queria eterno...SOU FELIZ.

2 comentários:

Apezinha disse...

E eu sou feliz por ti e contigo.Sempre com lágrimas nos olhos a tentar sentir o máximo possivel um pouquinho dessa felicidade. Para ficar mais próxima dessa tua emoção que só a leveza da alma traz.. acredito que cada minuto aí te dá mais um ano de vida e quando voltares viverás para sempre!.. Reza por ele na minha igreja. Talvez um dia eu possa lá agradecer, assim.. para sempre..como tu! Como diz a canção da M. Veiga: e morrer por ser preciso, nunca por chegar ao fim!!... Beijinhos dos dois

m.c.s. disse...

Olah minha irmah.Jah la fui e jah rezei. Eu rezo sempre em qualquer igreja, em qualquer lado.Como sempre tirei fotos as carradas. Lembrei-me muito de ti ali dentro.
Beijinhos e obrigada pelas palavras,estao no sentimento que tu tens, eu sei, mas as vezes saem mesmo.Neste momentos assim neh?Adoro-te.Tambem nestes momentos eu percebo que a minha felicidade passa por todos os que eu amo, por isso hoje estah completa, tenho a terra e tenho-vos e ao vosso amor.Uma bencao, com c de cedilha...ahhahah