sábado, 20 de fevereiro de 2010

Escritores de eleição

Tenho um colega com quem já tive várias vezes e há algum tempo atrás, algumas picardias.
O meu santo não se dava com o dele e havia de vez em quando um puxar de galões, de um lado e de outro.
Desde algum tempo a esta parte, deixei-me disso. Não há pachorra para discussões e muito menos para alimentar inimizades. Passou a haver um acordo mais ou menos estabelecido sem que tivéssemos alguma vez falado sobre isso.
Sexta-feira, ia caindo de cu. Perdoem a grosseria, mas nem sei dizer de outro jeito.
Ele, que tendo um feitio execrável, até tem sensibilidade para ser um pintor, nas horas livres e de vez em quando expõe a sua arte, pelas paredes da secretaria onde trabalhamos, bem, ele aparece-me com um cartão à frente do meu nariz dizendo-me que se quisesse, e estivesse interessada ainda poderia adquirir os livros no Shopping da cidade onde vivemos.
Percebi rapidamente que é uma colecção Visão e por mais 1 € poderemos para além da revista, adquirir o livro, semanalmente, sendo que os livros que já saíram e estão para sair, são de autores dos Palops, Mia Couto, meu escritor de eleição, Pepetela, de que gosto muito, e outros, e por esse motivo, sabendo a ligação fortíssima que eu tenho com África, o meu colega resolveu advertir-me para essa promoção. Eu já a conhecia, porém apreciei o gesto.
Foi um querido e sensibilizou-me com essa atitude.
De facto, para o bem e para o mal, não podemos dizer que conhecemos os outros.
Não conhecemos as pessoas, não mesmo.
E de vez em quando temos surpresas.
Neste caso, foi uma surpresa agradável.
Quanto aos escritores, tenho muitos livros deles, porém ainda não tenho o livro do Mia Couto " A Varanda do Frangipani " e também não tenho a " Parábola do Cágado Velho", do Pepetela.
Não fui ao Shopping lá da terra à procura da promoção, porque logisticamente não dava.
Só faço anos em Julho, mas, pronto, há a Páscoa, o Dia de Todos os Santos, o dia da Mãe, a 5ª Feira da Ascenção, eu sei lá de dias, até Julho, e se acaso nem mesmo em Julho for, virá o Natal. Já só faltam 10 meses. Ainda agora mudou a hora de inverno e já estamos quase na hora da primavera!O tempo passa a correr e eu sou paciente...

Sem comentários: