quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

É Capaz

Sou a sua melhor e pior amiga.
Sei tudo o que ela é, o que sente, o que a magoa e tudo o que esconde.
Sei o que quer, o que tem e o que lhe falta.
Por vezes não estamos de acordo.
Ela puxa para um lado e eu para outro.
Se nos confrontamos, perdemos ambas e sempre.
É inteligente e a sua inteligência, muitas vezes, vira-se contra ela.
É precipitada, tende a explodir quando se sente ofendida, humilhada ou apenas desconfiada.
Eu tento dizer-lhe como deve agir para que a vida lhe corra ao sabor da corrente, mas ela, nao sei porque força invísivel e irracional, parece escutar e anuir, até me sorri como se acreditasse que está errada, ou fosse mudar, mas...no momento da verdade...zás, está a reagir às coisas como se não me ouvisse, como se não fosse já tão castigada pela vida. Em suma, como se não houvesse amanhã.

Tenho-a visto quieta, calada e distante. Tentando fingir que está tudo bem. Dando gargalhadas e falando alto.
Mas eu que a conheço, sei que se passa algo.
Perguntei-lhe. A resposta foi:
Deixa-me em paz. Mete-te na tua vida.
Mais tarde, chegou de mansinho, quase me pediu perdão pela brusquidâo da resposta.
Deitou a cabeça no meu colo e disse-me que estava cansada. Velha.
Fiquei a olhar o seu rosto com algumas rugas, que já não são só de expressão.
Estava serena. Deixara as angústias, o pânicos e viera a mim, despida da máscara da rua, da vida.
Disse-lhe que fosse o que fosse, logo passaria. O tempo, é o melhor remédio.
E também esse espírito forte de quem vence todas as barreiras, salta as provações e enfeita o dia de pequenas flores, que colhe ao longo da estrada.
De olhos fechados, acenou com a cabeça.
Ela sabe que tem de acreditar em mim.
Amanhã, perdendo ou ganhando, é um novo dia.
Com ele virão novas provas, novos desafios, novos jogos.
A vida, esse jogo, por vezes injusto, mas necessário, para que nos tornemos mais capazes e seguros, é preciosa, e apesar das desilusões, vale muito a pena.
Não gosto de a ver distante, e apática e tudo farei para que volte a ser o que já foi.
Ela é capaz, mesmo que sangrando por dentro, ela é capaz.

1 comentário:

anónimo disse...

essa mulher que arribe.