domingo, 21 de fevereiro de 2010

Conte muitos...


Hoje faz anos uma pessoa especial.
Um homem, que não sendo meu filho, meu irmão, meu cunhado, conseguiu ser o homem com quem pude relacionar-me sem que a condição de ser homem me agoniasse. Porque houve um período da minha vida que assim foi.
Fuzilava tudo quanto fosse homem que mexesse, se me fosse dado esse poder.
O Zé Manel, foi uma pessoa na minha vida. Nesse período medonho. Apenas pessoa.
Um amigo que me apoiou, que me ajudou e que está sempre presente se for preciso e mesmo para o lazer, não se nega.
Dizem que, marido de amiga é mulher.
Será um pouco assim. Assexuado, sem contudo perder a sua condição de homem.
Nesse período mau, no dia dos namorados o Zé Manel trouxe duas caixas de bombons que ofereceu a duas mulheres. Ao mesmo tempo.
Uma à mulher e minha amiga do peito e outra, a mim.
Nunca soube se fora um gesto combinado entre eles, o mais provável é que tenha sido, mas ele aceitou fazer esse papel de alguém que estima a pessoa que sabe que se sente só e infeliz, após 29 anos de comemoração do dia, e quer fazer-lhe um agrado.
Nunca mais esqueci o gesto. Nem que me vai buscar muitas vezes ao comboio, ao autocarro, que me vai pôr a casa quando saio da deles à meia-noite ou 1 hora da manhã, que me leva ao Fundão para que veja o meu filho apresentar um trabalho, que me leve às compras, que abdique do seu lugar à mesa ( apesar do Rafael me dizer sempre - esse lugar é do pai ) para que eu me sente onde me sentei a 1ª vez que ali comi. Que prepara um café ou um crepe, ou os dois.
Que me elucida acerca de comportamentos próprios do sexo masculino, que me dá a sua opinião, em suma, que me apaparica e me estenda a mão sempre que preciso.
Vou mais uma vez cair no lugar comum, mas vale mais cair porque quero e não porque quem tropeça, também cai... os amigos são o melhor que a gente tem na vida e eu tenho-os.
O Zé Manel é um bom amigo, mas é também uma óptima pessoa. Um marido excepcional, um pai extraordinário, um familiar exemplar, um cidadão singular.
Não estou a exagerar. É mesmo. Não há muitos como ele. E estou sempre a dizer à minha amiga que o estime, que não arranja outro nem sequer parecido, quanto mais igual.
E hoje faz anos...
Parabéns!
Que a saúde seja sempre como a de hoje, boa.
Que os sonhos que sei que têm, os dois, se concretizem.
Que o Rafael possa crescer no seio do lar que lhe deram sempre com a mesma dedicação e amor que hoje tem e que seja uma bênção a presença desse menino, sempre.
Deus vai recompensá-lo pelo que faz pelos outros.
Eu posso dizer que a minha recompensa consiste na lealdade, na gratidão e na amizade.
Um bom dia Zé Manel e que este se repita por muitos muitos anos.

2 comentários:

Zé Manel disse...

Obrigado pela lembraça e também pelas palavras. Faço votos para que tenhamos muitos anos à nossa frente para continuarmos a ser bons amigos. A amizade é algo de muito importante na vida que alimenta as nossas almas e sustenta os nossos sonhos. Eu e todos os da casa continuaremos a contar consigo nas nossas vidas para nos ajudar a conquistar o que sonhamos. Tudo de bom para si e para todos os seus. Um beijo.

Anónimo disse...

PARABENS atrasados ao ZÉ MANEL pk se é assim tão TEU AMIGO mesmo sem o conhecer já é MEU AMIGO também