segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Santa Ana

Santa Ana é a santa devota dos angolanos.
A Caxito, cidade perto de Luanda, se deslocam os peregrinos, sobretudo, aos domingos.
Para além de ser um passeio muito bonito, o encontro com a fé é muito importante. As igrejas, antiga e nova, ficam na rua principal de Caxito. Esta igreja moderna, do lado direito da rua para quem vai de Luanda e a capela antiga, mesmo de fronte, do lado esquerdo da estrada. Junto à última, está uma obra moderna, a Casa de Santa Ana.
Visitei Caxito e as duas igrejas, num domingo bonito, de sol. Parecia que o tempo parara ali, ou que o tempo passava devagar.
Sentia-se a fé, a serenidade de quem vive com alegria, na santa paz do Senhor e de Santa Ana.
As pessoas aqui, são profundamente católicas e praticam o catolicismo de uma forma plena. Com rituais, com práticas antigas, quer no comportamento dentro da igreja, com um respeito desmedido; com a cabeça coberta por véus, na aprendizagem do catecismo ali ao domingo, com um padre de origem sul americana, falando um português espanholado; quer nas oferendas e no cumprimento de promessas.


As senhoras dali, e ligadas à igreja, vestidas com panos lindíssimos, comportam-se como verdadeiras rainhas da igreja.
Os homens, alguns, velhos, fizeram-me sentir uma ternura doce, que me derreteu o coração.
Já não me lembrava de como era o meu povo e foi aqui no Caxito, em Santa Ana que tive o reencontro mais bonito.
Olhei e pensei só para mim: Este sim, é o meu povo.
Como me fazia falta, estar no meio desta gente!
O ambiente era favorável, afável e muito prazeiroso.
Senti-me neste lugar, uma angolana de corpo inteiro, de alma livre. Tive vontade de cumprimentar toda a gente, de distribuir sorrisos, de tirar milhões de fotografias, para perpetuar a minha alegria, o meu encontro com Santa Ana.
Os meus amigos estavam comigo e eu fui muito feliz nesse domingo, perto de quem eu sou.





















5 comentários:

constancia disse...

É sempre um prazer ler o que a Clara escreve, mas quando o tema é Angola e as suas gentes, toda ela é paixão e faz "inveja" a quem não teve, ainda, oportunidade de rever aquela terra maravilhosa. Parabéns e obrigada por nos deliciar com a sua prosa- Um beijinho da Bolinha

Maria Clara disse...

Bem Vinda à minha casa, Bolinha!
Que contente que estou por te ter aqui...mas estou mesmo muito contente, sabes?
Deus queira que consiga fazer-te sentir coisas boas, vendo as fotos de Angola que publico aqui. São para vocês, com muito carinho todas estas fotos. Dá-me muito prazer publicá-las. Há uma certa ordem nelas. Vou tentar publicar aos poucos ok? São imensas, por isso todos terão tempo para as verem.
O que eu gostava mesmo, o que queria muito é que tu e todos os que amam Angola e o seu povo, pudessem voltar e sentirem-se felizes lá.
Muitos beijos de Mel.E obrigada pelas palavras queridas que me dedicaste.

Maria Clara disse...

Bem Vinda à minha casa, Bolinha!
Que contente que estou por te ter aqui...mas estou mesmo muito contente, sabes?
Deus queira que consiga fazer-te sentir coisas boas, vendo as fotos de Angola que publico aqui. São para vocês, com muito carinho todas estas fotos. Dá-me muito prazer publicá-las. Há uma certa ordem nelas. Vou tentar publicar aos poucos ok? São imensas, por isso todos terão tempo para as verem.
O que eu gostava mesmo, o que queria muito é que tu e todos os que amam Angola e o seu povo, pudessem voltar e sentirem-se felizes lá.
Muitos beijos de Mel.E obrigada pelas palavras queridas que me dedicaste.

celeste disse...

Me delicío!!!!!! Clara, em ver e rever estas tuas fotas que tu tens colocado com carinho, no teu blog, mas deixa que te diga, esta deve ser de todas a que mais gostas.Bjs. e dá noticias

Maria Clara disse...

olá querida. estás melhor? estive fora, em frança. fui ver o filhote e passear e desanuviar um pouco. já tinha saudades tuas.que bom que gostaste das fotos.Não percebi se és tu que gostas destas ou se dizes que eu gosto mais do que de outras.
Eu adorei ter estado aqui. Muito simples, quase mato, mas, celeste, sente-se a terra, sente-se o amor, sente-ae o povo como em parte alguma do mundo eu já senti. A Santa Ana tem " culpa " disso. Tirei várias fotos eu e a igreja e tenho uma no msg, que vos aparece quendo comunico convosco. em frente á igreja nova. beijos