segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Emigrantes

Acho admirável a forma rápida como as pessoas de Leste, que vivem em Portugal, aprendem e falam a língua nacional. E com calão. E com diminutivos.
É comum ouvir, " adeusinho " bebé ", " obrigadinho ", " minha " senhora, " de nada ", respondendo ao obrigado, e outras expressões e palavras soltas, tão ao jeito português e até, de trazer por casa.
Eles são atentos, espertos e muito esforçados. E quando falam, são determinados e parecem estrangeiros a viverem há muito tempo neste país.
Diariamente atendo estrangeiros ao balcão da minha secção, ou mesmo, sentada à secretária.
É fácil atender estas pessoas porque rapidamente nos esquecemos que não dominam a língua.
Hoje deparei-me com um que sabia muito pouco português. Lembrei-me de mim em França, falando e gesticulando com o empregado do hotel de Monteppelier a propósito das toalhas e do papel higiénico, e das malvadas das escadas que simplesmente não existiam.
E pude compreender tão bem o que estas pessoas sentem quando aqui chegam...
Portugal, está a tornar-se um país muito mais interessante. E deve-o às diversas culturas e povos que se juntaram aos portugueses e a este país.
Que cheguem sempre e venham por bem.

Sem comentários: