domingo, 21 de fevereiro de 2010

Temporal


Ontem, só à noite, me dei conta do que aconteceu na Ilha da Madeira.
Não vi televisão durante o dia e não falei com pessoas a quem essa tragédia tivesse tocado.
É uma tragédia que toca a todos e ainda que não tenha lá familiares, ou amigos, conheço algumas pessoas que são madeirenses e vivem no Funchal, com quem privei todas as vezes ( e foram várias ) que fui de viagem, e permaneci, nesta linda ilha que é a Madeira.
Conheço as pessoas que trabalham na Secretaria da Cultura, como a Fernanda, o João Paulo, o Professor e outros, bem como os motoristas, todos, que acompanham os convidados do Festival de Pequenos Cantores da Madeira, que se realiza todos os anos na capital da Ilha. Conheço a maestrina Zélia, do coro fantástico que é, o Coro que acompanha as canções do festival. Conheço alguns dos donos dos restaurantes a que sempre fui, todas as vezes que visitei a Madeira.
Conheço madeirenses que não vivem na Madeira.
O povo madeirense é português.
Por isso estou ainda mais perturbada com o que estão a viver.
Ao ver as imagens na televisão, fiquei num dó de alma pela cidade.
O Funchal é um mimo. Uma flor no jardim.
E a propósito, onde é que anda o seu dono e senhor? O jardineiro desse jardim?
É que pode ser impressão minha, mas vi ontem à noite e hoje, as notícias, mas só nos mostraram a miséria em que a região se encontra, de Alberto João Jardim, népias.
Estará a banhos numa qualquer ilha quente, nua e carnavalesca?
Não, sou eu a ser mázinha, porque o senhor já deu uma conferência de imprensa e tem recebido muitos telefonemas dos diversos sectores políticos, inclusive de Manuel Alegre...
O sr. Presidente da República, o sr. Primeiro Ministro, e até Durão Barroso se manifestaram muito consternados, apoiando a Madeira e o seu presidente regional.
Haverá apoio à Ilha e às vítimas. Isto li eu. Porque na televisão, não os vi, mas pode ser defeito da minha televisão.
Será que esta televisão,( aparelho de televisão ), que é nova, faz boicote às tragédias nacionais, ou são só as televisões que estão fartas de politiquices?
Haja quem perceba!

Sem comentários: