terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Parabéns Ana


Hoje, 19 de Janeiro, a Ana faz anos. 53.
Colega de profissão há mais de 30 anos.
Com um percurso parecido com o meu.
Com a mesma atitude.
Quando chegou e lhe dei um abraço de parabéns, disse-me triste ( o que raramente acontece ):
Estamos velhas.
Por de trás desta frase há muito mais do que o acumular de anos de vida.
Há o tal cansaço que nos torna velhos.
De remar contra marés. Muitas vezes adversas.
De tentativas para melhorar, para se sentir bem, para não se deixar ficar.
De viver os dias um de cada vez por não haver outro remédio.
Porque se assim não for endoidece-se pensando no futuro que não se adivinha bom.
Dizia uma colega que trabalha ao meu lado diariamente e tem a minha idade:
Estamos a ficar velhas mas temos outras coisas.
Apeteceu-me perguntar: O quê?
Mas apenas disse:
Eu tenho muita pena de envelhecer, não pelas rugas, mas pelas incapacidades, pela solidão, pela falta de tempo para realizar o que ficou por fazer.
A Ana completa hoje 53 anos.
Concorda comigo. Somos parecidas e vivemos ao longo da vida experiências idênticas.
Decididamente, hoje não é o meu dia.
Não faço anos, nem tenho nada para comemorar a não ser a VIDA.
O que é tudo, afinal.

Parabéns Ana. Que o dia te seja leve, alegre e proveitoso.

5 comentários:

Anónimo disse...

AMIGA JA PERCEBI K HOJETAX COM A MACACA, ENVIEI-TE VÁRIOS PENSAMENTOS DO DIA MAS O K MAIS SE ADPATA A TI E A TUA COLEGA NO DIA DE HOJE É




ENVELHECER É UMA DÁDIVA DE DEUS.......

Anónimo disse...

VE O TEU GMAIL PARA LERES OS OUTROS PENSAMNTOS


jinhos

maria disse...

Os anos passam e não podemos detê-los. Até aqui já chegamos e com alguma qualidade, é so pedirmos para que continuemos assim, não achas?BJOS

Anónimo disse...

xee VELHO É TRAPO nunca ouviste dizer isso nas cotas menina?????

VELHO É SÁBIO ----- qual é o estrilho de envelhecer???? as kinamas k doem??? as cataratas nas vistas? as dores na coluna? as «fricções» com pomada BENGUê?

e os jovens tambem têem malambas minha, já te esqueceste das dores xatas da «xica», dor de barriga por excesso de ginguba e pé de moleque, e a dor de cabeça por ter de ficar a estudar até bem tarde para o exercício escrito de apuramento ou prova escrita.....

TUDO TEM O SEU APOGEU...E O SEU DECLINIO.......
(falei bem né??? agora só vou escrever portuues do camões, acabou-se a mwangolice)

anónimo disse...

eternamente jovem, serás, se te recusares a envelhecer. tás bem, naõ te preocupes.