domingo, 17 de janeiro de 2010

Amiga

Caminhemos juntas, amiga
Que a estrada é longa
Que o pó dá conta
Se for uma só
A enfrentar esta jornada
Amiga
Caminhemos de mãos dadas
Que a noite avança
Que o perigo espreita
Que o inimigo ataca
No medo que sinto
Tens força para andar
E na tua valentia
Eu vou-me apoiar
Caminhemos juntas, amiga
Nem uma lágrima vou chorar
Que esta coragem que tenho
Quando estás perto
Muito me vai ajudar
Amiga
Caminhemos para não parar
Para mostrar nossa Amizade
Nossa união
Para darmos ao Mundo uma Lição...

luanda,1975

P.S.
Este poema foi escrito em pleno período de guerra civil, em que a amizade, os valores foram postos em causa, prevalecendo os direitos ( ? ) facilmente adquiridos por via da possível Independência do país, sobretudo por parte de alguns negros ( ignorantes )que olhavam os brancos como estrangeiros e inimigos.

Esta amizade dura há 45 anos e durará Sempre.

PARA TI AMIGA, HOJE ... ofereço-te este poema, que te foi dedicado, já faz 34 anos e que continua actual ( na amizade ).

10 comentários:

Anónimo disse...

xeee cuidado vais porme a xorar.............
la no sanzala até tão a dar a entender k nos «entendemos».....
podes crer k é bem actual esse poema....
felizes de nós k conseguimos manter essa relação, e olha k somos 5 só não conseguimos é juntarmo-nos todas cá......aki é k cuiaaaaaaaaa

Maria Clara disse...

E por sermos CINCO, vou deixar aqui os nomes: ARLETE, CÂNDIDA FILOMENA ( Mena Lima ),MILÚ ( tu )SUSETE e eu.
Quem sabe, a Mena vai numa altura em que eu também esteja, andamos desencontradas pke quer o ano passado quer este ano foi uns tempos antes de mim, por pouco não nos encontrávamos lá. Era um forró encontrarmo-nos as cinco ao mesmo tempo em Luanda. Não é a mesma coisa aqui, pois não...

Quanto aos anormais do sanzala, esquece, para além de preconceituosos são ignorantes e atrasados, por acaso não nos " entendemos " mas?...que é que aquelas bestas têm a ver com os " entendimentos " de uns e de outros?
Cá para mim, eles não se "entendem" de maneira nenhuma e têm muita pena e nós também temos pena mas não vamos chorar...né?
VIVA ANGOLEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEÊ
VIVAMOS NÓS e que a nossa amizade de 5 seja eterna. A amiga Arlete é durona, mas eu vergo a sua dureza, aos poucos. Ficou ofendida e tem razão.Beijinho para ela.

Anónimo disse...

e tu sempre a aumentar a maka...não é k ela foi ao casamento do filho da Ana Maria e claro ficou a saber k passaste l´1 fdsemana e pelo MÁRIO ficou a saber k jantaste e foste lá 2 vezes, mas nem te despediste dela...........pois é e eu é k oiço né.............

Anónimo disse...

daki a 15 anos vamos fazer BODAS DE OURO AH AÍ VAI SER UMA ALTA BODA............não vamos deixar passar em branco....

maria disse...

Fico sempre a pensar como conseguiste conservar as amizades a vida toda.Como se consegue isso Clarinha? são muitos anos, para quem vive fora da sua terra.essas amigas devem ser mto boas e devem ter mto orgulho tbm.

Anónimo disse...

E SOMOS FOGO QUANDO TAMOS JUNTAS.......

É SÓ ALEGRIAAAAAAAAAAAA

ENgraçado amiga já reparaste k qdo nos encontramos, qualquer uma de nós, seja onde for, a 1ª coisa k fazemos antes de nos abraçarmos é olharmo-nos e SORRIR??????????????
até a ARLETE k fica brava contigo em segundos derreteeeeeeeee

Maria Clara disse...

Eu sou a amiga " pobre " do grupo. Aos pobres tudo se perdoa. Os amigos como eu, só têm sorrisos para oferecer, e gestos, palavras, tolerância, paciência, alegria, Tempo. E muitos abraços, maiores que o Universo e que não cabem em todas as Eternidades que possam existir.

maria, se calhar não tem ciência, nasce connosco.
DISPONIBILIDADE AFECTIVA, muita!
E o coração cheio desse amor que nunca morre.
Comigo é assim - Uma vez amiga, amiga para sempre. Como se fosse um braço meu.

Anónimo disse...

essa da amiga «pobre» do grupo NÃO GOSTEI NADINHA E NEM AXEI GRAÇA NENHUMA............vais ter k explicar isso direitinho embora a partida pra mim não tenha explicação....FALHASTE.............amiga muito fora do contexto, do NOSSO contexto..vou keixar as outras..............

Maria Clara disse...

Eu sei. Foi só um desabafo. Beijos

Unknown disse...

Hei....lá:
Posso entrar?
Tá faltando uma para a meia dúzia!!!
Mesmo atrasada, ainda estou a tempo de dar o meu melhor!
Peço: VOTOS DE CONFIANÇA!!!
Farei por merecer
Beijinhos e abraços para todas.
Célia Cunha