domingo, 31 de janeiro de 2010

Lembranças Eternas

Por vezes penso que tenho, sou, um depósito.
Guardo tudo, ou quase tudo o que penso que me fará falta.
Dizem que os Caranguejos são assim.
Não o faço para fazer jus ao signo, é da minha natureza.
Ironicamente, um dia, com 20 anos, vi-me materialmente sem nada.
Com " as cuecas na mão," como se diz. E servindo apenas de apontamento, foi aí que percebi o valor dos amigos.
Mas... adiante.
Guardo, palavras; diários, cadernos, cartas, poemas, prosas, mails.
Guardo cassetes.
Guardo discos; de vinil, CDs, músicas que me chegam através da NET.
Guardo livros. Deus me livre, desfazer-me de livros.
Guardo presentes que se materializam em flores, que seco, postais, letras de músicas de um tempo bem distante, trabalhos feitos na escola pelas crias...
Guardo também fotografias. Caixas e caixas de fotografias, e presentemente, fotografias enviadas pela NET.
Por fim, guardo Memórias...
Decididamente, sou um depósito, tenho um armazém, comigo.
Para muita gente, guardo TRALHA.
Apenas vêm o " trabalho " que dará, limpar o Pó nas minhas memórias...
As lembranças de um tempo, de muitos tempos, vividos, são preciosas.
É nesta " Tralha " que eu me reencontro.
É a partir desse encontro que me reconheço e inicio viagem.
Por vezes, é preciso aliviar a carga. A escolha ... difícil.
E então, dou mais Espaço à capacidade de manter viva a minha natureza.
Sempre soube gerir isso. E depois, que prazeiroso que é ir ao sótão das lembranças e manter tudo vivo e presente...
Volta o arrepio na pele, o som, o sabor...
Os sentidos...
A avenida, a bata da escola, o sorriso terno, o acenar da mão, uma vitória, o agradecimento, a festa no rosto, um nascimento, uma gargalhada, as rosas do jardim, uma história de encantar, a amiga, um bolo de aniversário, um colo, um sol vermelho, um banho de mar, uma noite, um barco, um fruto, uma viagem, um beijo de amor, uma palavra bonita, um luar, uma promessa, um filme, uma fogueira, uma melodia, uma expectativa, um elogio, um reencontro, um livro, uma mensagem, um poema, um telefonema, uma paixão, uma espera, um crédito, uma ansiedade, uma emoção ...

Hoje, voltei às Memórias.
Há domingos de Inverno que parecem Primavera. De Sol.
Inalando o perfume suave das coisas pequenas.
Que queremos eternas em nós ...

2 comentários:

anónimo disse...

Como nós estamos hoje!!!!
Aguenta-te vá!

Maria Clara disse...

Estávamos.Tenho dias né? Mas mesmo quando estamos...não estamos.
Aceitar é que não.