domingo, 15 de agosto de 2010

a festa em Porto Quipiri


Esta é a igreja de Porto Quipiri.
E Porto Quipiri é um lugar situado entre Luanda e Caxito. A cerca de 50 kms da capital.
Hoje, dia 15 de Agosto é o dia da Assunção de Nossa Senhora ao céu.
E porque era dia de Nossa Senhora da Assunção, era feriado e rumava-se a Porto Quipiri em peregrinação, onde a Nossa Senhora era a Santa Padroeira.
A grande peregrinação era sobretudo feita por transmontanos. E lá iamos nós todos os anos. Tenho a dizer que achava tudo aquilo uma " seca ". Sobretudo na minha adolescência. O farnel, o pic-nic, no meio de um espaço do tipo parque das merendas, no meio de palmeiras, e com macacos saltando de palmeira em palmeira ( disso gostava ), e o rio Bengo passando junto ao dito espaço que se não me engano pertencia à fábrica da Tentativa, fábrica desactivada, mas que durante anos e anos funcionou e que se dedicava à produção de açúcar directamente saído da cana de açúcar, plantada para o efeito por aquelas terras todas, mesmo até à Barragem das Mabubas. Depois do velho almoço, onde não faltava o arroz de frango ( brrrrr )lá iamos nós até às Mabubas. E desse passeio até à barragem também gostava. Em suma, do que eu não gostava mesmo era do arraial. Daquelas músicas muito tradicionais portuguesas a fazer lembrar tempos que eu não vivera por nem sequer conhecer Portugal. Das danças, levantando poeira e das bebedeiras que os homens apanhavam.
A última vez que fui a Porto Quipiri a esta celebração da igreja católica, foi em 1973. O primo Fernando foi connosco e a minha amiga Julieta também. E nesse ano foi muito curtido. Estava na minha praia, com gente com a minha cabeça e divertimo-nos bastante. Até das danças e cantares e das bebedeiras...passei por Porto Quipiri 35 anos mais tarde e conheci cada bocado de terra, a igreja e a paisagem bonita e verde, onde as palmeiras, bananeiras e a cana do açúcar, eram rainhas. Hoje, as lavras de mandioca abundam por estas paragens, e continua a ser uma região amistosa. À beira da estrada existem muitas vendas de produtos hortícolas. E pequenas esplanadas com cadeiras e mesas de " espera condição ", para o petisco. Cacussos e feijão, batata doce e mandioca, banana assada. Estamos na zona do Panguila...

Sem comentários: