domingo, 15 de agosto de 2010

Dia de S. Paulo de Assunção de Loanda


Hoje, dia 15 de Agosto, foi durante séculos, o dia da cidade. Da cidade de S. Paulo da Assunção de Loanda.
Era feriado. Festejava-se a data de aniversário. E faziam-se concursos de montras. Era noite de saída em família. Rumo à Baixa. Para apreciarmos as montras. E cada um de nós palpitar sobre a que considerávamos a mais bonita. Para premiar estavam as entidades competentes. Cada montra tinha uma moldura com Américo Tomás e António Salazar, que mais tarde foi substituído pela moldura com Marcelo Caetano. Havia quem acrescentasse à prole o cardeal Cerejeira. Fazia todo o sentido. Era um dia festivo para a Igreja Católica.
Eu gostava de chegar de Porto Quipiri, tomar banho, aperaltar-me porque nesse tempo ( tempo dos 14 até aos 18 ) era tão vaidosa e petulante que até metia raiva, e ir com os restantes para a noite maravilhosa do concurso de montras, na Baixa. Os meus olhos iam para as outras montras. Para os perfumes da Romy, ou os óculos de sol e os biquinis da Saratoga. Os sapatos das sapatarias todas da Baixa.
Os meus olhos iam para os borrachos que passavam nos carros descapotáveis botando charme para tudo o que mexia, lindos de morrer, aliás, só de conduzirem um automóvel descapotável, vermelho de preferência e cantando as músicas altíssimas que saíam dos seus rádios, já eram monumentos à cidade, ao mundo, hinos à juventude e ao amor. Queria lá eu bem saber das montras...
Hoje continua a ser dia de Nossa Senhora da Assunção, aqui, em Luanda e no mundo católico.
É um dia para não esquecer. Porque gosto de lembrar...
Para quem não sabe, S. Paulo de Assunção de Loanda foi fundada pelo governador português Paulo Dias de Novais em 25 de Janeiro ( dia da cidade actualmente ) de 1576, comemorando por isso este ano o 434º aniversário da sua fundação.
Hoje a capital da República de Angola dá pelo nome de Luanda.
Incondicionalmente, a minha terra adorada.

Sem comentários: