sábado, 16 de outubro de 2010

reencontros

Hoje foi um dia, de certa forma, ansiado e alegre. Um misto de emoções e sentimentos que teria de pensar para classificá-los. Não me apetece definir sentires, vivências...
Sei que pela primeira vez fui participar no almoço anual que há cinco anos se faz, de antigos alunos do liceu D.Guiomar de Lencastre. Fui porque sim. Quis. Fiquei curiosa. Expectante. Apesar de não conhecer ninguém ali. Impensável há uns tempos atrás, pôr-me ao caminho e enfrentar um grupo de mulheres desconhecidas, da minha idade, mais novas e mais velhas, em grupo. Mas já não tenho desses constrangimentos. Estou receptiva a tudo o que me pode dar alegria, prazer, emoção, bem estar. Por isso fui. Porque através do facebook cheguei a uma colega de um tempo bem longínquo, quando tinhamos 14, 15 anos. Depois foi fácil.
Uma das organizadoras, Zita Soares, simpatiquíssima e amiga do facebook ajudou-me, mostrando-me a Ury Borges, a minha colega de turma que tinha voz de cana rachada e parecia um louva deus, ou um gafanhoto saltitão, nas aulas de Canto Coral, com a professora Dilma.
Encontrei algumas colegas do mesmo ano. Caras muito conhecidas, aqui e ali. Encontrei alegria e muito boa disposição. Um ambiente conhecido para a maioria que já ali vai há 5 anos.
Tive algumas surpresas muito agradáveis e de certa forma emotivas.
Ver a Ury ao fim de tantos anos foi bom. Forte.
Ser abordada por uma antiga aluna do liceu que me perguntou se eu era a clara e de seguida me diz que me conhece do facebook, foi incrível. Não imaginava alguém dirigindo-se-me deste jeito, porque sim. Foi tão grato, tão grato que valeu logo o almoço e o tempo de que dispunha para ali estar. ( Obrigada Fernanda ).
Por fim, ver um friso de luxo que me fez voltar atrás no tempo, e voltar a sentar-me na secretária de uma qualquer sala de aula, depois de tocar para a entrada, esperando a professora, que fazia parte deste friso... foi assim, como que comer cerejas depois de um ano privada delas.
A stôra Darcília, a Stôra Maria do Amparo ( amparito como lhe chamávamos ), a stôra Fátima Manso, a stôra Lígia...como eu gostei de ver e falar com a professora Lígia, ganda stôra, de inglês, rígida e amiga, que todas gostávamos muito. A minha kamba Milú perdeu esta oportunidade de oiro. Mas aqui vai um beijo da stôra direitinho para ti, minha kamba...
A Zita no fim botou discurso, como organizadora do encontro e conseguiu arrancar-me umas quantas lágrimas, que eu também não me faço de rogada...
Falando das salas de canto coral ao fundo do edifício principal, do bar da D.São, contínua que tão bem conhecíamos, dos crocodilos dos tanques, da Cerca, enfim, da nossa vivência naquela que foi a nossa escola principal, a ver-nos crescer, a amparar-nos e a ensinar-nos a sermos gente.
Um dos momentos altos para além deste, do discurso da Zita, foi o da stôra Amparo dizendo poesia e o professor homem que eu não conheci, dizendo poesia de autores angolanos. E fazendo esta afirmação que me arrepiou e não fosse eu ter vengonha e ter-lhe-dado um abraço de apoio. A propósito do poema " Voltar " disse ele: Só estou à espera que a minha mulher se reforme, para voltar. Os meus filhos já lá estão a trabalhar..."
No fim, despedimo-nos com um até para o ano, que acredito que seja, para a maioria dos que ali estiveram. A Zita fez um pedido.Que cada um que ali esteve hoje, leve outro, para o ano.
Da minha parte vou fazer os possíveis para que as kambas vão comigo.
Quando for dormir, se tiver tempo para estar acordada e não apagar rapidamente, poderei organizar as imagens que retive, as conversas e palavras que se disseram, os beijos e abraços que se deram, o ambiente que se viveu e acho que hoje, repousarei leve e trasnquilamente, dormindo o sono dos justos.

2 comentários:

milú disse...

buáaaaaaaaaaaaaaa k pena tive de não ter estado lá ....mas omo a minha filosofi de via á NADA ACONTECE POR ACASO....aguardo pacientemente k chegue o dia desse reencontro..

Fikei particularmente feliz em saber k a stora Lígia tá viva pois tinham-me dito k já não fazia parte do mundo dos vivos...Se souber com bastante antecedencia a data do próximo encontro talvez possa programar a minha presença. Temos k
aproveitar as minhas férias pra me contares tudo pormenorizadamente...

jinhos

Maria Clara disse...

Antes de mais, BOAS FERIAS, amiga.
Bora lá para o ano, a esse encontro.
A professora Lígia mandou-te beijos.
Vamos falar em pormenor sim.
Beijinhos, caté...