terça-feira, 5 de outubro de 2010

pássaro da amizade


Andava inquieta.
Preocupada.
Uma amizade que prezo deixara de dar notícias.
Quando isto acontece percebo quão frágil é a minha estabilidade emocional. E quanto preciso dela.E quanto preciso dos amigos.
Uns não fazem esquecer outros. E no meu coração não há aqueles mais, aqueles menos.
Há. Todos.
Os amigos fazem falta se não estão.
Tenho poucos amigos à mão de semear. De ao pé da porta. Tenho até uma amiga que quebrara este feitiço kármico, de viver longe de quem amo. E diariamente vivia uma amizade fisicamente habitual e constante. Depois, também ela, deixou de estar. Foi fazer faculdade. Foi perseguir sonhos. Para o lugar dos outros. O da ausência.
Diariamente falo com os meus amigos no facebook, no messenger, ao telefone, mandam e-mails. E de vez em quando encontramo-nos. Em Torres Novas, em Alcanena, em Lisboa ou no Olival Basto. Noutra terra qualquer porque para mim não há distâncias, há sentimentos, como que pássaros livres voando ao encontro da amizade.
Também em Luanda...
Quando se nasce noutro país e nunca se lhe volta as costas nem às pessoas que se deixa para trás, sem deixar para trás, a sina é esta. Está traçada e é cumprida.
Os amigos estão longe. E a vida é feita de encontros e de desencontros. Não conheço ninguém que se despeça tanto dos amigos. Não conheço ninguém que espere mais que eu, os amigos de volta e felismente tenha tantos reencontros. Há pessoas que não vejo há muitos anos, poucos anos, um ano, meses, semanas, dias. Há pessoas que não dão notícias apesar de saber que não me esquecem. E há pessoas que nos dão a alegria de lermos que estão aqui.
Fiquei feliz por saber notícias. Na verdade, eu fico feliz por ter amigos. Se dão notícias depois de alguma ausência, ainda mais.
Deixo um recado. Digam nem que seja... Alô. Só para que eu não fique preocupada. Como aquelas mensagens que recebemos após um encontro de afectos e que diz apenas : Já cheguei.
E o nosso coração parece que ganha asas e voa...feliz.

10 comentários:

José Sousa disse...

Muito bem amiga!
Adoro as tuas postagens!
Esta é mais uma forma de me manter informado sobre a terra que aprendi a amar. Boa continuação e conheça os meus Blogues em:

www.congulolundo.blogspot.com
www.angolaeseusfilhos.blogspot.com

Felicidades e um Abração

Bolinha disse...

É um privilégio ser amiga de alguém assim. Bjs

Maria Clara disse...

Obrigada.
E nem que seja um "Alô " eu aguardo sim?
Um abraço do tamanho do olhar de Deus.

Anónimo disse...

Clara:

É muito bom ter amigos assim

maria disse...

Amiga
Vou sempre dando alôs.
E dizendo que gosto muito dos teus textos, sempre deliciosos.
Beijos

Maria Clara disse...

GAFM
Obrigada.
Bjo

maria
sempre querida.
beijinhos

Anónimo disse...

Longe ou perto estamos sempre consigo.

Manuela disse...

O anómino é a aselha da Nelinha.

Beijos do coração.

Elizabeth disse...

Ora só cá faltava eu, ALÔ, Clarinha

anónimo disse...

És uma querida.
Não parece, mas ando sempre por aqui.
Beijos