sexta-feira, 16 de julho de 2010

wagen alt

Não sou assim muito letrada. Nada de cursos superiores. Mas tive pena. Queria ter tido uma profissão que embora receba contestações constantes por parte de algumas pessoas a quem afirmo isto, para mim é a mais nobre que existe. E não há quem me convença que há outras mais nobres. Não há. Mesmo. Ainda fiz o liceu, depois do 5º ano na área de ciências, com aquelas disciplinas horrorosas como química e matemática, tendo em vista o meu sonho, mas um simples e louco amor me distraíu e acorrentou ( que desperdício ) e me virou do avesso e já não estudei nem pensei em cursos nobres. Acabei a dar aulas no Colégio Nossa Senhora de Fátima e depois, ainda achava que ia estudar à noite e dar aulas de dia, mas...não. Depois de começar a ganhar o belo e o bom, e a guerra se instalar já não pensei mais em cursos.
Podia ter feito outros. A minha amiga Manuela que para o ano se vai apanhar com o de sociologia nas mãos, insiste comigo. Já não tenho vida para aturar professores e putos espertalhucos e comprar uma briga com os meus superiores. E depois não tiraria o tal curso, por isso deixo-me ficar deste tamanho que já cresci que chegasse. Mas podia ter feito um daqueles cursos intensivos. De inglês, espanhol ( tão na moda ), ou alemão.
Ora, é aqui que eu quero chegar. Ao alemão.
Viajo num autocarro que parece ter andado na segunda guerra mundial. Raro é o dia que não chego a gritar pelo gregório, ao meu emprego. A sério. Ultimamente então, se não vou quieta e muda, a olhar em frente, é certo e sabido que chego mais para lá do que para cá. E eu não gosto disso. Obrigada a fingir-me de morta para não enjoar...onde já se viu?!
O curioso disto tudo é que o meu autocarro fala alemão, presumi eu quando li, porque não sou burra de todo e tirando uma pelas outras até que cheguei lá. Tocaram para a paragem onde eu saio. Calhou olhar para o retângulo que acende e que devia dizer SAÍDA. E o que é que dizia?
WAGEN ALT.
Sorri muito para mim. Boa! Os alemães a exportarem autocarros a cair de podres, da última guerra e nós conformados. Já não nos basta falar inglês com todos os estrangeiros que nos abordam, ao invés de esperar que eles soletrem um português mal amanhado, e também temos de levar com indicação de paragem numa língua que parece estar sempre de boca cheia de feijões, ou favas...
Assim que pude fui ver o que queria dizer WAGEN ALT. Não era saída de carro, fora do carro, mas, carro usado.
Fiquei intrigada. Nós tocamos para sair e ele diz-nos que é carro usado? Ou para usar? Ou já o usamos? Ou é mesmo - Ponham-se a mexer daqui para fora, ou tunda, yá ?!...

2 comentários:

Anónimo disse...

gehen sie zu...........tuge

muito pouca ficou na memória dos 2 anos de alemão no liceu,, língua complicada com tantas declinações, e ainda por cima sem praticar....

Maria o inglês ainda vais muito a tempo, não custa nada, e até mesmo o outro pork não???? não aprendemos nós as novas tecnologias? se aprendemos o segredos dos telemóveis e deixamos de sewr analfabetas virtuais pork não correr atras do sonho e fazer o tal curso?????ainda é tempo!

Maria Clara disse...

Agora, tarde piaste. Inglês e espanhol, pode ser, kimbundo, queria muito, mas o tal do curso, já não mesmo. Só se for noutra vida, a que encarnar a seguir.