terça-feira, 13 de julho de 2010

presentes de aniversário

Vou contar um pequeno segredo. Só porque me apetece.
Perguntaram-me hoje:
Então Maria Clara, tiveste muitas prendas?
Ainda há quem se preocupe com as prendas que eu recebo...
Não hesitei e disse que sim. Pensando bem, tive sim muitos presentes. E que gostei bastante.
O dicionário mwangolé foi um deles. E uma toalha de mesa com motivos africanos, para os encontros de angolanos. E 2 livros de Mia Couto. Ahn!Ahn! E um colar e respectiva pulseira. E um vale da Fnac. Um relógio da swatch com bracelete branca. Um filme. Um CD da Maria Rita. Uma carteira. Um perfume. Um estojo de cosmética ( rímel, baton, lápis ), uma ida ao Jardim Zoológico com entrada no espetáculo dos golfinhos. Um Mp4. Muitos telefonemas. De Luanda, de S. Paulo, de Madrid, de Tomar, de Ferreira do Zêzere, de Abrantes, de Alcanena, de Loulé, enfim, quem tem os amigos e família dispersos, é assim que acontece.E mensagens, mails, mensagens no facebook. Beijos e abraços. Um mail especial, vindo de Bruxelas. E uma telefonema igualmente especial e também de Bruxelas.
Gosto de presentes. Hei-de gostar sempre. De receber. Fico um pouco sem jeito ao desembrulhar. Perante a expectativa de quem os dá. Com receio de defraudar as tais expectativas. Quando gosto muito todos percebem. Quando fico estupefacta de surpresa, também. Quando excedem as minhas expectativas, fico aparvalhada.
Mas tanto como receber, gosto de comprar presentes e dá-los. Gosto de espiar os movimentos de quem recebe. Perceber-lhes a curiosidade. Advinhar-lhes o prazer. Mostrar-lhes que os conheço. Que gosto deles.
Decididamente, dar e receber presentes é um prazer que não dispenso. Desta vez fui eu que recebi, mas ainda este mês vou oferecer um presente de aniversário.

2 comentários:

José Carlos Moutinho disse...

És uma pessoa muito amada.
Para quê reclamar de pequenas coisas da vida..se tens essa riqueza das pessoas que te amam?

Maria Clara disse...

Tens razão meu amigo. São poucos mas muito bons. Daqueles que dão a roupa do corpo. E não é para se despirem, porque dá mais jeito e tal e coiso. É mesmo porque são amigos como irmãos. E a família é pequena mas vale por um milhão.
brigada por teres andado por aqui.
Kandandu