terça-feira, 13 de julho de 2010

Dicionário de Mwangolé

KAMBA, é amigo. O meu Kamba é mais amigo que os amigos.
E se vos disser que não capianguei, não cassumbulei este dicionário, foi meu avilo que sem ser de caxexe, me deu embora com ele, a mim cassanda, vão acreditar? Juro, sangue de Cristo.
No tempo do colo-coló com bala, nós ficamos kambas. Depois quando estes deram o gaz e eu também bazei da banda estivemos mesmo afastados um cochito. Chichilei bué. Deu uma queta na amizade de vizinho de bairro, mas meu dikamba não me esqueceu. Fiquei disló bué de taime, 35 anos mas ele desconseguiu de se afastar.
Curto este meu dedra de sempre.
Aquela hora no escutador me deu os parabéns. Depois me enviou dicionário. Está bossanga. Eu estou na baúca mas se esse avilo está a ferver, estou safa.
Lhe dou um kandandu de agradecida pelo presente.
Meu kamba me kangou até hoje. A kitota nos afastou mas nos trouxe de volta.
Kuyo bués a nossa amizade.
Kandando avilo. Estou embora fazer banga, aqui no tal do blogue, com o dicionário das palavras de mwangolé.
Munguêno.

Perceberam alguma coisa?
Este dicionário tem as palavras que não entendem.
Por exemplo: capianguei -roubei;
cassumbulei - roubei, subtrai;
avilo - amigo;
caxexe - às escondidas;
cassanda - mulher branca;
no tempo do colo-coló - no tempo do colonialismo; dos colonialistas ;
com bala - com dinheiro;
deram o gaz - fugiram, partiram;
bazei - saí, fui embora; fugi;
cochito - bocado, um pouco;
chichilei - passei mal, dificuldades;
Deu uma queta; houve um intervalo; uma pausa;
dikamba - amigo, avilo, kamba;
fiquei disló - deslocado de guerra, refugiado;
bué de taime - muito tempo;
desconseguiu - não conseguiu;
dedra - amigo;
escutador - telefone de fio;
bossanga - com dinheiro;
estar na baúca - sem dinheiro;
está a ferver - está com dinheiro;
kandandu - abraço;
kangou - prendeu;
kitota - guerra;
kuyo - gosto.

Se kuiarem bués, pode ser que quando voltar à banda vos compre este livrinho para vos dar de presente yá?

4 comentários:

João Carlos Carranca disse...

me senti em casa a ler este post.

David disse...

adoro!! podes começar a ensinar! BEIJO!!

maria disse...

Eu vou querer um dicionário desses.
Lembra-te de mim, quando fores para Angola.

José Carlos Moutinho disse...

Kamba, querida..tu sabes das coisas....
Tu já me kangou e por isso te kuyo demais.

Beijinhos....Clarinha