segunda-feira, 19 de julho de 2010

tanorexia


Tanoréxico é o indivíduo que é viciado em sol.
Aprender até morrer. É que nunca tal tinha ouvido.
A tanorexia é uma " doença " que obriga as pessoas a bronzearem-se cada vez mais, e o ano inteiro e mesmo estorricadas, acham-se branquelas, logo, feias, presumo.
Confesso que quando ouvi a definição de tanoréxico, me inquietei. E me questionei, de seguida, se acaso eu também seria uma tanoréxica, que se não sou viciada em sol, adoro-o. Não que me queime a pele mas senti-lo como afago. E vê-lo a brilhar nos dias, pela manhã, no quente do meio-dia ou a pôr-se no horizonte. Respirá-lo. Abraçá-lo. Escrevê-lo...
Não uso bronzeadores. Não estou horas esquecidas ao sol, na praia.
Não sou muito cuidadosa mas definitivamente não sou uma tanoréxica.
Não sou branquela e basta uma semana de praia ou piscina para ficar " negra ".
Neste momento estou castanha, mas não fiz assim tanto por isso. Depois, num solário ninguém me apanha. Deus que me livre meter-me numa coisa que parece um caixão e ficar ali ao deus dará até que se lembrem que sou um ser pensante e por isso em pânico com tão claustrofóbico método para me achocolatar.
Não, de facto não tenho perfil de tanoréxica, graças a Deus.
Só espero que quem sofre de tanorexia, se sujeite a um tratamento eficaz porque se assim não fôr, corre sérios, trágicos riscos, de vir a sofrer de outra doença, essa por vezes, muitas vezes, fatal.

Sem comentários: