segunda-feira, 26 de julho de 2010

parabéns kamba susete

Parabéns Susete!
Chegaste aos 55 anos amiga, finalmente. És a mais nova do grupo, mas não a menos sensata.
Lembro-me de ti... Lembro-me de nós, inseparáveis. Onde uma estava, estava a outra. No Liceu Feminino. Sempre da mesma turma. Com notas aproximadas. Tu melhor a Matemática. Eu a História. Iguais a Inglês, Português, Geografia ...
Ambas no Quadro de Honra. Dispensando do exame do 5º ano.
Na sala de aula, eu ficava na fila do meio, ao fundo da sala. Tu na última fila, junto às janelas, nas primeiras carteiras. No intervalo, corrias para o tabuleiro dos bolos, para os rissóis, russos ou tortas, para me guardares o lugar, ou vice-versa. Éramos unha com carne.
Depois ainda frequentamos juntas algum tempo o 6º ano. Ambas queriamos medicina. Calhàmos de novo na mesma turma. A seguir, pediste transferência para o Salvador Correia. E eu fiquei no Feminino.
Seguimos percursos diferentes.
Anos depois, foste visitar-me precisamente no dia dos teus anos, a Torres Novas. Era domingo. Com a Milú. Os meus filhos eram pequeninos. Nós jovens ainda. Nas Caldas da Rainha cantamos-te os parabéns perante um gelado vianneta. Sopraste velas. Depois voltamos a estar juntas em Lisboa. Ao longo dos anos. Na minha casa. No hotel onde ficas...
Como o tempo passa depressa...
Em 2008, fiquei em tua casa uns dias. No Bairro Azul. Adorei. As tuas filhas trataram-me como se fosse tia delas. O teu genro disponibilizou-se para me levar ao Mussulo e andou a fazer de ama-seca um sábado inteiro. No Bairro do Cruzeiro, no " quintal " as tuas primas, os teus irmãos, receberam-me de braços abertos, com um carinho e simpatia, que só os angolanos têm. A tua mãe foi uma querida e a tua cunhada foi buscar a minha certidão de baptismo a S. Paulo.
Quiseste-me em Luanda, quando o mundo parecia ter acabado para mim e conjuntamente com a kamba Milú, colocaram-me um bilhete nas mãos, a caminho da felicidade.
Assim, sem saber ler nem escrever vi-me a caminho de Luanda realizando o sonho maior que alguma vez sonhara. Voltei a nascer, pelas vossas mãos e nunca, mas nunca poderei sequer chegar perto de vos retribuir este presente dos céus. A única coisa que faço é sentir-me grata.
Em 2009 voltei a Luanda. E no regresso a Portugal foste tu quem me trouxe na viagem. Vinhas a trabalhar, mas eu senti-me muito melhor porque te sabia no avião. Vieste ao pé de mim várias vezes, apesar de não trabalhares na económica. Tentaste resolver o problema da minha cadeira que estava avariada e não deitava. E por fim, trouxeste-me os doces de ginguba e coco que vinham na tua bagagem e vieste desejar-me algo que também não esqueço. Delicioso...
" Tem uma boa aterragem " disseste tu. Uma assistente de bordo, que levanta vôo e aterra vezes sem conta...
Falámos há pouco tempo. Uma vez estavas no Dubai e agora há dias no Brasil. De ambas as vezes, tu e a kamba Milú estavam juntas. Sinto uma grande alegria quando assim é.
Hoje, o meu voto de muita saúde e muitos anos de vida. Abraço-te num abraço do tamanho do olhar de Deus.
Gosto de ti, tudo, tudo, tudo, querida Susete.
Muitos parabéns!

2 comentários:

Anónimo disse...

Amiga so agora li o teu testemunho pois tive de esperar pela ajuda da minha filha ja que sou uma naba nestas lides,computadores,internete,etc.,
mas gostei muito do que escreveste sobre nos e tb do resto.Foi a primeira vez que li o teu blog e adorei. beijo .

Maria Clara disse...

beijos querida e um abraço para as filhotas, genro e neta.