segunda-feira, 26 de julho de 2010

avilos de muxima

Cheguei ao fim de um dia cheio de coisas boas. E alguns contratempos também.
Sabia que me faltava qualquer coisa.
Hoje dia de Sant'Ana...
A Milú que veio para Lisboa ontem, partiu hoje para a banda e já lá está a comemorar o seu aniversário de casamento com o maridão e meu kamba, Edgar. Agora advinhem onde? Pois claro. Na festa dos 55 anos da Susete, que hoje casou...os anos. 1955/55 anos.
Dia 28 é dia grande e vai haver comemoração a dobrar também. Aniversário da kanuca e a comemoração atrasada do casamento. Angolano gosta de comemorar e comemora. Mau, mau é que eu estou deste lado e não posso comemorar lá, com eles, hoje. Mas vou festejar cá.
Dizia que sentia que me faltava qualquer coisa e só percebi o que era, depois de falar com a Susete para lhe dar os parabéns. Da sua gargalhada...Oh como eu gosto de ouvir a Susete rir a bandeiras despregadas. Contagia, alegra e faz-nos rir do mesmo jeito.
É nestes momentos assim que entristeço. Porque passei e passo uma vida, sem a gargalhada desta avila, que conheço tão bem desde que tinhamos 10 anos. Sem me contagiar de alegria, sem explodir de brilho, dessa luz que ela emana quando ri.
A minha amiga Susete é uma boa pessoa. É das melhores pessoas que eu conheço. Faz-me falta ser boa pessoa. Que é o que a Susete consegue quando estou junto dela. Faz-me falta rir-me sonoramente, com ela e ver as lágrimas escorrerem pelo seu rosto de tanto rir. É uma característica sua. Chora a rir.
Perguntou-me: Como é, tás boa? Tá tudo bem contigo? Respondi: Não. Não me convidaste para a tua festa.
Soltou uma gargalhada, daquelas que eu gosto e que me fez rir também. - Quando eu fôr aí comemoramos.
Claro que sim. O que eu queria hoje era estar em Luanda junto dela e dos meus amigos, Milú e Edgar, gargalhando de alegria no dia de Sant' Ana.
Ganda Santa! Juntou o aniversário da minha avó Rosalina das Dores, da Susete e o casamento do Edgar e da Milú...e como eu não acredito em coincidências, só posso agradecer à Santa por tão feliz coincidência (?) na minha vida. Brigada santinha. Caté Dezembro em Caxito, yá?
Me protege a vida então até lá. Depois ajusto novos pedidos. E nos entretantos vou orar, não interessa a hora e o lugar. Pela minha terra, pelos meus amigos e por mim...

3 comentários:

Anónimo disse...

e vais perder uma almoçarada no mulemba com mwangolés....tax tu sempre a espera destas oportunidades e agora k aparece uma tax longe....azarino kamba
não se pode ter tudo...

Anónimo disse...

e vais perder uma almoçarada no mulemba com mwangolés....tax tu sempre a espera destas oportunidades e agora k aparece uma tax longe....azarino kamba
não se pode ter tudo...

Maria Clara disse...

Xé!
Quem é que vai perder a almoçarada?
Julgas que sou rica ou quiê?
3 dias no hotel de praia é mto bom, mas o Olival já me recebeu de volta. Agora só em Agosto para mais uns dias. Por isso, vou mesmo de penetra nessas comemorações. Qual azarino qual carapuça, vão mesmo ter que me gramar no Mulemba na almoçarada de mwangolés, UOOOOOOOÔ, te fintei...alías, eu tenho a chave do olival basto. Aqui não entra mwangolé nenhum sem eu dar autorização, que já tenho as minhas influências, estás a brincar? E no Mulemba idem, idem, aspas.
Amiga quando marquei os dias na praia, já estava a contar com o aniversário da kanuca e com a possibilidade de tu vires passar o aniversário dela. Sou burra ou quê?
Abraço bom. Boa viagem e boa aterragem yá? Amanhã falamos.