sexta-feira, 10 de setembro de 2010

óbvio

" CALA-TE OU DIZ COISAS QUE VALHAM MAIS QUE O SILÊNCIO ! "
Tenho um amigo do peito que diariamente me manda um pensamento. O e-mail dele é dos primeiros a ser aberto. Não faz parte daqueles 380 e tal que ainda me faltam abrir. Esta noite, enchi-me de coragem, e pondo mãos à obra e pés ao caminho, fui abrindo uns e outros até passar para a casa dos 300, o que já é bom e deixa-me de consciência mais tranquila, numa de me ter dado umas palmadinhas nas costas e silenciosamente dizer " Boa , linda menina, tardaste mas arrecadaste ".
No gmail fui fantástica. Num, gaba-te cesto, diminui para 15 os e-mails que estão por abrir, sendo que metade são meus, do hotmail para o gmail. Não percebem?
Esqueçam, que não é importante.
Bem, mas desviei-me do assunto que me fez escrever, como sempre, numa atitude antiga de dar " secas " e parecendo que estou a esquivar-me do dito. Numa de fintar as palavras, mas não.
O que eu quero dizer é que, custou-me o silêncio, quando li o pensamento, já que tenho as palavras aqui a saltarem na ponta da língua porque as minhas letras gostam de andar aos pulos e da liberdade de formarem idéias faladas e escritas nas quaisquer páginas que eu lhes ofereça. O pensamento ainda está a acordar e já elas estão à porta, prontas para sairem, acenando-me com piscadelas de olhos mas evitando-me o olhar. Assim numa matreirice de me quererem pregar partidas que me podem custar caro, eu que só tenho uns trocados na algibeira...
Custou-me o silêncio mas concordo mais ou menos com o pensamento. E desconfiada que sou, com a mania de que eu, maria clara, posso de vaidade, ser o centro do mundo e isto ter sido pensado e feito para mim, assim numa de perseguição, como que uma carapuça para a minha cabeça pequenina, enfiei-a bem resignada, apesar do sol não queimar, o frio ainda não ter aparecido e a chuva não cair, mas o meu espírito livre e irrequieto de nascida na banda, criada na rua, xingando quem me ofende, me fez questionar, isto é, quebrar o silêncio que me estava a pesar:
Como é que é avilo, que estás aí na nguimbi mas não te esqueces da kamba aqui, isso é mesmo provocação nos mais velhos?
Euê, me mandaste embora calar? Pópilas!
Estou a falar demais ou quiê?
Minhas palavras de cinco kuanzas são fatelas?
Sou matraca?
Muito decibeis ameaçadores?
Não falar é melhor do que o meu parlapiê?
Ou é mais um pensamento que uma gaja usa conforme a hora e a intenção?
Isto é, como nos der mais garantia, no momento actual que estamos a viver?
Xé, avilo, me tocaste feio. Logo pela manhã, naquela hora. Me fizeste parar, pensar e fechar a boca. Até senti um pouco de vergonha. Fiquei encarnada como camisola do benfica. Será que tenho mesmo que me calar porque o tal do silêncio é mais cuioso?
Fiquei fraca das quinamas, com essa insinuação.
Mas te cuio bués, e sei que não és de más intenções.
Amanhã espero embora lá um pensamento p'ra me fazer esquecer esse aí e poder dizer:
Yá, esse camba que escreveu embora lá, tá cheio das razões.
Tem esperto na cabeça. Deve ser doutor da faculdade. Bué d'estilo intelectual.
Não é como aquele outro lá que anda roçar o rabo nas esquinas da sombra da mandioqueira toda a hora, e se diz com bué de razão para ser mudo. Não sabe mesmo falar...
( jinhos E.P. )

4 comentários:

Anónimo disse...

qual +e minha???? ele já te mandou mil pensamentos e não é só a ti k manda, não sabes pk é sempre com cco, mas esses pensamentos diariamente são enviados pra bué de people, eu incluída........a k propósito seria intencional????? TENHO A CERTEZA ABSOLUTA K NÃO FOI!!!
mandou-te como todos os outros, nalguns identificamo-nos noutros não, mas ele não tem culpa disso.....

Maria Clara disse...

Euê! Tu também? Ai, não me digas que pensas que eu tou a sério a pensar que ele me mandou de propósito...então eu não disse que diariamente me manda pensamentos? E não sei que vai também para todas as pessoas com quem troca mails? Jesus Maria, como é que é, maria?
Caiu que nem uma luva este Pensamento, por isso resolvi ironizar e gozar com a minha cara. Só com a minha cara.
E onde é que tu andas, que eu não te consigo apanhar em lado nenhum?
Andamos mesmo desencontradas.
Mas está a ficar tudo arrumadinho daquele assunto né? Fiz contactos hoje de tarde e estava tudo nos conformes. Graças a Deus.Que sufoco! Se precisares de alguma coisa, apita, ok? Bom fim de semana. Jinhos

Maria Clara disse...

Euê! Tu também? Ai, não me digas que pensas que eu tou a sério a pensar que ele me mandou de propósito...então eu não disse que diariamente me manda pensamentos? E não sei que vai também para todas as pessoas com quem troca mails? Jesus Maria, como é que é, maria?
Caiu que nem uma luva este Pensamento, por isso resolvi ironizar e gozar com a minha cara. Só com a minha cara.
E onde é que tu andas, que eu não te consigo apanhar em lado nenhum?
Andamos mesmo desencontradas.
Mas está a ficar tudo arrumadinho daquele assunto né? Fiz contactos hoje de tarde e estava tudo nos conformes. Graças a Deus.Que sufoco! Se precisares de alguma coisa, apita, ok? Bom fim de semana. Jinhos

Anónimo disse...

XEEE Bizaste o mambo..............tou nas américas......hoje volto pra nguimbi