quinta-feira, 9 de setembro de 2010

entrelinhas

Ler nas entrelinhas é permanecer triste.
Se as palavras não falam de nós. E as intenções...
Não nos brindam champanhes, flutes, morangos e chantilys.
Não nos dizem canções declamadas.
Nem poemas desenhados. Nem sorrisos oferecidos.
Não nos insinuam bandeiras de paz ou sóis de fim de verão.
Não nos oferecem sonhos, lugares sentados, velas e ondas.
Horizontes.
Nem aguarelas dos tempos livres.
Nem luas, savanas, rosas e auroras.
Peixes conversadores e vermelhos.
Nem carnavais.
Nem flores de frangipani.
Ler nas entrelinhas é permanecer triste.
Um segundo...

Vou observar os mangais.
Perfilados. Viçosos.
Leio-lhes a vontade. De me devolverem à terra.
Ao muro onde tomo assento.
Às mangas do meu quintal. As mangas dos morcegos.
E dos candengues da escola 83.
Vizinhas das goiabas e do sape-sape.
Percebo que leio a minha terra, de advinhação. Sem erros ou juízos de intenção.
Mais do que leio pessoas. Que não me transparecem como na terra do além mar.
Gozo o prazer antecipado de oferecer as frutas do meu quintal, como beijos. De mel...
E nas entrelinhas, dos espaços por ocupar, percebo que não sei ficar triste...

2 comentários:

maria disse...

'Percebo que leio a minha terra, de advinhação. Sem erros ou juízos de intenção.
Mais do que leio pessoas. Que não me transparecem como na terra do além mar.
Gozo o prazer antecipado de oferecer as frutas do meu quintal, como beijos. De mel...
E nas entrelinhas, dos espaços por ocupar, percebo que não sei ficar triste...'

Desculpa-me ter copiado a última parte do texto, é que achei tão sentido, tão bonito!
Muito feliz o teu post.
Ouvindo ao mesmo tempo Ema Shapplin foi um momento especial.
E gostei de rever um mangal cheio de mangueiras da nossa terra.
Parabéns minha amiga Clarita!
Nunca te deixes ficar triste.

Maria Clara disse...

Obrigada querida amiga.
Calhou-me bem...tem dias assim.
Ando muito à flor da pele.
De lágrima no olho e sinto-me mais coração que razão. Mas a minha tristeza não dura mais do que um segundo.
Só que às vezes o meu relógio pára...
Não é o caso agora. Beijinhos. Mais uma vez, obrigada. Pelo apoio. Tudo de bom.