quinta-feira, 30 de setembro de 2010

mais que sempre...

Recebera um telefonema. " Mana, já estou pronta " e fui ter com ela. Para o nosso jantar habitual das 4ªs feiras que pode ser, almoço de domingo, ou jantar de qualquer outro dia.
Hoje despachara-se cedo. Não precisaria de ir a correr, e sujeita a cair, apesar disso ainda tropecei nos saltos, que esta calçada é traiçoeira para a noite e para as pressas, que não tinha, mas no hábito de andar como se fosse a fugir da polícia, ou de fantasmas, ou ainda, de mim, troco os pés e fico à beira de mais uma aparotosa queda.
Subindo a rua, ao mesmo tempo que eu a descia, viu-o ao longe. E pensei que ia ficar encabulado por me ver. Desconfortável. E seria de novo um velho monólogo, a conversa a ter. Porque ele iria ficar calado e sem reagir às minhas palavras.
Enganei-me.
Sorriu-me e parou. E quis saber como estava. Como estavam as crias.
E ainda não passara tempo suficiente para conclusões e já me estava a dizer que eu estava melhor. E bonita. E cheia de Luz. Vindo dele quer dizer isto mesmo. Bonita significa bonita e Luz significa Brilhante, iluminada. Vindo dele tudo é espiritual.
O olhar é penetrante e vê para além do que contempla. O toque da mão no meu braço é carinhoso e a amizade, o respeito e o carinho moram ali. E eu sei. É sempre assim quando nos encontramos. À excepção daquela vez em que ele ficou assustado, em pânico comigo e não foi capaz de reagir. Às notícias que recebera e à ausência de mim, perdida por becos sem saída e sentimentos pequenos.
Hoje falamos disso. Hoje conversamos. Sacrifiquei meia hora do jantar para ter essa conversa. Sentir de novo o carinho que este meu amigo pôe em cada gesto que faz, em cada palavra que diz, em cada olhar.

Gostei muito de o encontrar e sei que gostou muito de me ver. Deu-me um cartão. Reformou-se da sua profissão de desenhador e foi fazer um curso em Reflexologia. Em quê? perguntei. Como sempre, precipitadamente. Com calma e descodificando, chegaria lá. Ele sempre foi assim muito espiritual, muito virado para estas coisas. Muito diferente.
Tem espírito e escrita de poeta. E músico e também pintor. E agora reflexologista...
Gostei de o ver e de o ouvir dizer que sou outra. Porque sou. Mas só para quem valha a pena.
Hoje as contas com este amigo foram ajustadas. Andei cerca de ano e meio para o fazer e o dia chegou. Fiquei em paz. Sei que não volta a evitar-me nem a fugir a sete pés da minha sombra, porque agora eu sou Luz.
Obrigada L.M.
Tocou de novo o telefone." Mana então? "
-Daqui a cinco minutos estou aí. Disse.
Voei mas cheguei no tempo certo para jantarmos, rirmos, conversarmos e darmos a volta ao quarteirão das nossas vidas. Como sempre. Mais que sempre...

Sem comentários: