quinta-feira, 9 de setembro de 2010

e-mails especiais

Hoje tinha vários e-mails novos, no meu correio electrónico. Para além dos 385 que estão por abrir no hotmail e 65 no gmail. Esses continuam fechados à espera de melhores dias.
Três deles chamaram a minha atenção, satisfação, orgulho e preocupação.

O 1º tinha como título " Obrigado ".
E era de alguém que conheci em Angola há cerca de 38 anos. E que nunca esqueci apesar de estar ausente de mim trinta e tal anos, porque foi das pessoas que comigo privou que melhor me tratou e eu nunca esqueço quem me trata bem.
Pediu-me um favor( ? ) há cerca de um ano e muitos meses. Uma coisa simples para mim e de real importância para ele. Não me custou nada satisfazer o pedido. E consegui resolver-lhe o grande e grave problema.
Agora, passado este tempo todo, concretizou aquilo a que se propunha e veio agradecer-me, dizendo no final do e-mail que " foste uma pessoa fundamental, nesta união ".
Nunca ninguém me dissera que eu tinha sido fundamental...
Eu já esquecera. O agradecimento não chegou logo e nem precisava de chegar, de resto não fiz nada que me fosse difícil fazer, e sei que posso, com esse gesto ( favor ? ) ter mudado a vida de várias pessoas. Ainda bem. Fiquei contente com as notícias e senti-me uma pessoa melhor por ter sido " fundamental ".Um abraço, meu amigo e Deus permita que tudo a partir de agora corra muito bem convosco.

O 2º e-mail tinha como título " Oláaaaaaaaaa "
E quem o escreveu está em Kiev já há uma semana.
E diz assim " Hoje dei uma aula. Correu muito bem. Eram uns 40 ".
Está a decorrer na capital da Ucrânia um festival que envolve bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos e outros. É lá que está a minha cria.
Hoje senti-me orgulhosa de ser mãe. Senti-me sempre. Hoje, especialmente por ser mãe de gente crescida.
Todos os meus beijos para ti, meu amor. E bom trabalho.

O 3º e-mail tinha como título " O acidente em Ceuta "
E quem o escreveu está em Luanda.
Mas...tem uma pessoa da família, irmã de sangue, entre os acidentados, internada em Ceuta.
Pois é! Tenho uma amiga de longa data, desde que eu era tão pequena que já me custa lembrar quando a conheci, que estava no autocarro acidentado, hoje, em Marrocos e é um dos feridos hospitalizado, que não virá no barco para Lisboa.
Já aqui fez comentários ( alguns ) e é minha vizinha aos fins de semana.
A última vez que falou comigo foi para me convidar para ir numa viagem ao norte. Subir o Douro, de barco, a partir da Régua. 3 dias. O 3º dia coincidia com o meu 1º dia de trabalho em Agosto, e com pena não aceitei. Falou-me nesta viagem a Marrocos. Estava entusiasmada. Adora viajar e conhece o Mundo. Desta vez teve um acidente...de percurso.
Estou expectante. Quando li o e-mail da sua irmã e minha amiga do peito, fiquei assustada. Depois falei com outra pessoa da família. E fiquei apenas apreensiva.
Hoje as minhas orações são para ti, minha querida. As tuas melhoras rápidas. E vai correr tudo bem. Kandandu.

Três e-mails, que não traziam anexos com vídeos, fotos, ou piadas. Traziam texto. Que me era dirigido. Muito pessoal. Mexendo com os sentimentos. Provocando estados de alma distintos. Fazendo-me parar, sentar e pensar em pessoas e no que representam na minha vida.
Cada vez mais, assino por baixo do que disse sabiamente, António Feio - Não se deve deixar nada por dizer. Não se deve deixar nada por fazer...
Há dias que chegam ao fim assim. A lembrarem-nos que coisas boas e más não acontecem só aos outros.
Hoje o meu dia foi intenso e por isso já mereço dormir pelo menos 7 horas.
Até amanhã se Deus quiser...

5 comentários:

milú disse...

amiga minha

já respiramos aliviadas, a mana já tá em Lisboa, no S.José, foi um sufoco até conseguir ao fim da tarde ligar para o número das emergencias da secretaria de estado das comunidades e t5er recebido a notícia de k o nome dela não constava na lista de falecidos...depois voltas e mais voltas até conseguirmos falar para o hospital e saber k tava bem, ia ser avaliada hoje de manhã..entretanto ela conseguiu falar pra lis pelo telefone de alguém da embaixada, hoje de manhã falou com a canuca e a são, aí sim fiz a minha viagem bem tranquila....assim k xeguei a canuca disse-me k já tava em lisboa mas pena k não tenham avisado os familiares pra tarem a espera no aeroporto ou no hospital...isso é o de menos neste momento o importante agora é saber k tá aí e não precisamos de ir até Marrocos.....
É verdade amiga sempre k via as notícias sobre acidentes nunca pensei um dia isso nos atingiria tão diretamente, só agora percebi o sufoco e angústia dos familiares k tão longe sem notícias.....

Sabes k para além da angústia da espera por notícias k nos acalmassem, era saber do desespero dela a pensar em nós e principalmente k ela não se sentisse só e abandonada, perdida sem o nosso carinho....
Graçasa a DEUS já passou agora interessa saber exatamente k problemas ficaram....
jinhos, não te agradeço pk AMIZADE COMO A NOSSA É ASSIM, DIVIDE-SE OS MOMENTOS DE ANGÚSTIA, doutra forma não era amizade como a nossa

Maria Clara disse...

Vai dormir querida que bem precisas. Depois de um sufoco destes, e de momentos de tanta aflição ainda teres de viajar tantas horas é barra pesada. Tentei falar contigo no chat mas não vieste. Depois quando falaste eu não estava por perto.Já ontem aconteceu isso.
Vou ver se deixam visitas amanhã para a ir ver. Vou combinar com a São e a canuca. Sabes que a mana mena Lima a viu à chegada ao aeroporto, na RTP1? falámos há umas horas pela internet e depois ligou-me para o telemóvel. Também estava inquieta.
Ontem aconteceu uma coisa curiosa comigo. Parecia que não tinha acontecido. Fiquei abananada e parecia que não era verdade. Hoje é que caí na real e o choque foi imenso. Passou tudo como num filme. Toda a nossa vivência destes anos todos, a matriarca, os teus irmãos, a Vila Alice, Odivelas, até a minha ultima ida com ela ao teatro e a conversa ao telefone para ir ao Norte, subir o rio Douro e foi difícil.
Como tu apregoas sempre. Família é família.E vocês são família. Doi bués perceber que alguém tão próximo podia estar na lista dos mortos e pertence à lista dos feridos dum acidente que envolveu tanta gente e foi tão trágico.
Minha querida, bom trabalho. Bom regresso. Vocês são pessoas de fibra e como tal vão, vamos todos superar isto. E ela vai ficar bem.
Um abraço do tamanho do olhar de Deus e muitos beijinhos.Yá?

milú disse...

kamba

sabes k a amiga dela, foram juntas, tavam no mesmo camarote, sentadas lado a lado no autocarro
infelizmente faz parte da lista de falecidos?????
nem sei como vai ser quando souber, no hospital tão a espera do psicólogo na 2a feira, são e kanuca tão apreensivas porque pode aparecer alguém ou ligar e ela receber a notícia de chofre....quando falei com ela ontem dizia-me ' não sei nada dela ninguém me diz nada'....depois axou estranho k não tivessem dito nada à kanuca quando foi à agencia buscar os pertences k tinham ficado no barco....
enfim seja o k Deus kiser, Ele sabe sempre o k faz, confiamos na protecção da matriarca...

milú disse...

kamba

sabes k a amiga dela, foram juntas, tavam no mesmo camarote, sentadas lado a lado no autocarro
infelizmente faz parte da lista de falecidos?????
nem sei como vai ser quando souber, no hospital tão a espera do psicólogo na 2a feira, são e kanuca tão apreensivas porque pode aparecer alguém ou ligar e ela receber a notícia de chofre....quando falei com ela ontem dizia-me ' não sei nada dela ninguém me diz nada'....depois axou estranho k não tivessem dito nada à kanuca quando foi à agencia buscar os pertences k tinham ficado no barco....
enfim seja o k Deus kiser, Ele sabe sempre o k faz, confiamos na protecção da matriarca...

Maria Clara disse...

Boa viagem, para ti e boa aterragem.
Com a mana kota vai correr tudo bem.
Sobre a amiga, é triste e a família deve estar a sofrer muito.
Fez-me pensar. Duas pessoas juntas desde pequeninas, tão amigas, com o mesmo percurso, sentadas juntas no mesmo banco e uma parte para sempre. Porquê???
Há perguntas que é urgente para a nossa paz, obtermos respostas.
Será que só a fé as encontra?
Beijinhos querida.