terça-feira, 29 de maio de 2012

Sábado estarei lá

A angolanidade que existe no coração de todos os que nasceram e viveram nessa terra longe, a necessidade de mostrarem ao mundo angolano e não só, o quanto amam esse lugar, a ansiedade de voltarem ao passado que na maioria das vezes pode nem ter sido assim tão fantástico quanto o desenham mas porque se perdeu sem que o tivessem repudiado, perdendo-se e com ele os companheiros de vida desse tempo, os amigos, fá-los, faz-nos procurar, sempre procurar, encontros. Podem ser breves. Podem não ser perfeitos, podem não reunir todos os velhos avilos que gostariamos, mas não dizemos não. Não interessa se estamos mais velhos, mais gordos, mais carecas, mais doentes, não interessa o presente. Interessa o que o presente nos dá de novo. 
O presente de nos reunirmos.
A internet é amiga. O facebook é kamba. Devolve-nos a proximidade dum tempo que se não foi perfeito existe na perfeição das nossas memórias. Devolve-nos um tempo que queríamos eterno. Para isso os amigos eternos juntam-se e convivem e brindam e fazem a viagem de volta...à terra e ao bairro.
Sábado estarei na Vila Alice. Com amigos que me viram nascer. Que conheceram os meus pais e tios. Que entraram na minha casa. Que têm uma memória  comum. Que tornam os  entes que já partiram, presentes. 
Com amigos que me viram crescer. Como irmãos. Que me confiaram segredos. Que gargalharam comigo e choraram também. Com amigos a quem amei e que me amaram e me fizeram feliz na adolescência. Quando já era uma mulher desabrochando para a vida e perdendo as primeiras penas nos vôos de pássaro livre que sempre sonhei voar. 
Sábado, estarei  na minha rua. Na minha casa. No meu bairro. Com amigos. Com pessoas que respeito e amo. 
Sábado, as palavras sotacadas serão música. Os sorrisos brilharão nos lábios e nos olhos de cada um e Angola estará nos nossos corações.
A angolanidade faz todo o sentido se estamos juntos. Não se força. Não se mascara, Não se inventa. Sente-se.
Sábado estarei na Vila Alice, deste lado de cá, sentindo com o coração que mora lá desde que nasci.

Sem comentários: