segunda-feira, 7 de maio de 2012

a propósito da feira

foto tukayana.blogspot
De quinta-feira a domingo foi uma roda viva em Torres Novas.
A feira quinhentista fez-se presente. Os torrejanos também. 
Os forasteiros, muitos. 
Os residentes na cidade resistiram aos cortes ao trânsito, ao som vindo da praça 5 de outubro e do castelo. Aos cavalos e cavaleiros passeando-se pelas ruas. À chuva. Ao frio. Ao sol e ao calor que se fez sentir hoje. À festa.
Foi uma grande festa. Foi uma bonita feira. 
Acho que para o ano alugo um traje e vou encarnar uma personagem qualquer e vivo os três dias da feira entre muralhas, entre a fantasia e a representação. O sonho e a cor. A beleza e a arte. A realeza e a plebe. A doçaria e os petiscos.
Recordando o que um puto que conheço diz. A feira não devia terminar. O castelo devia continuar enfeitado.
E isto ele não diz mas se  calhar pensa, Torres Novas ganha alma nova com esta feira, nós ganhamos uma nova alma e todos ganhariam se torres novas fosse alegre e bem humorada, bela e fantasiada como nesse tempo. Não, não quero a monarquia. Quero uma terra com andamento. Como já foi. Há uma década atrás. Duas. Três. Quero uma cidade recebendo gente de outras terras, aberta aos projectos, ansiando por saber.
Quero sentir-me viva e sentir que há povo nas ruas, respirando a dois pulmões, participando, sendo feliz. 
Nestes três dias usei bem os 4 euros que paguei pela entrada e diverti-me.
Acabou a feira quinhentista cujo tema este ano era O Dote da Princesa.
Para o ano, se a crise deixar, haverá mais. 
Enquanto isso vamos vivendo outras experiências. E esperando...

3 comentários:

persiana fechada disse...

adorei ver a foto e ler o texto. Não conheço Torres Novas. Aprendi que são torrejanos no texto, não sabia. beijos e um abraço. boa semana

Maria Clara disse...

Ok. Já lhe ensinei qualquer coisita.
Confundem Torres Novas com Torres Vedras, que fica no Oeste, junto ao litoral. Os naturais desse bonita terra são torrienses. Sabia?
Uma boa semana para si também. Bjs

persiana fechada disse...

agora fiquei confuso. Torrienses são de torres novas ou de torres vedras? pelo texto, entendi que os de torres novas, sºao torrejanos.. mas torrienses for de torres vedras, não sabia não..sou de longe mas já estive ao pé de torres vedras, em santa cruz, creio, numa zona ao pé da praia. kisses