quarta-feira, 2 de maio de 2012

para balanço

foto tukayana.blogspot
A Guarda é uma cidade fechada para balanço. Ou em falência.
Chegados depois do almoço praticamente não nos cruzámos com elementos da população. As ruas estreitas da judiaria estavam desertas e não fosse o grupo alegrando todos os recantos e tirando fotografias,  dar-nos-ia uma certa insegurança de ali circularmos. As lojas todas fechadas. Muitas lojas com o letreiro do vende-se ou aluga-se. 
Muito pouco trânsito, muito frio e alguma chuva intervalando com algumas abertas.  
Sábado à tarde. Primavera. E a cidade de costas voltadas para o centro histórico. Nesse mesmo centro, um grande centro comercial. O Vivaci. Ali sim. As pessoas circulavam, faziam compras ou comiam. Não chove, não faz frio porque os ares condicionados ainda funcionam e podem  ver filmes.
Uma cidade do interior que se refugia no interior medíocre da modernidade e deixa morrer o seu comércio tradicional. Eles próprios, os lojistas desanimados, nada fazem para que as coisas mudem. Encerram as lojas e...quem sabe vão comer um hambúrguer com coca-cola ao MC, pôr unhas de gel e ver o último filme de sucesso na sala moderna do shopping lá do sítio.
A Guarda é uma cidade muito bonita. Com um centro histórico belíssimo. Com uma herança fantástica. Os seus habitantes certamente serão como quaisquer outros de outras localidades. Não tive oportunidade de saber como são porque praticamente não os vi.
A Guarda está num estado deplorável. À semelhança do estado da nação.

Sem comentários: