domingo, 20 de maio de 2012

Vendendo na feira

foto.tukayan.blogspot
Esta foi a 1ª Venda de Garagem do Alfama-te.
Eu estive lá. Vendi e comprei.E até dei.
No fim do dia percebi que vida de feirante é barra pesada. Custa p'ra caraças.
Ele é montar a banca. Etiquetar as peças. Pendurá-las. Ele é esperar que chegue alguém que se interesse pelas nossas coisas e as queira levar.
Ele é dizer o preço à pergunta, quanto custa?! Ele é baixar o preço, coisa difícil quando se pede 50 cêntimo por uma t-shirt ou 1 euro por um CD. A páginas tantas até já lhes dizia que até as dava, pois voltar com sacos para casa não me pareceu nada bem.
O dia esteve farrusco, a chuva deu um ar da sua graça várias vezes. E ele foi, tapar a mercadoria, destapá-la. Comer crepes doces, crepes salgados, sumos de laranja, tarteletes de lima, quiches, coca-cola e enfim não é, a dieta foi-se com os porcos.
Cada vez gosto mais de Alfama Alfamar-me com a gente do Alfama-te é  jogar em casa. As pessoas que se alfamaram sábado, eram giras, modernas, descontraídas. Jovens, quase todas. Até eu me senti uma verdadeira menina. A moça!
O que ganhei com o negócio? Tudo. A venda foi giríssima. Safei-me de algumas peças de vestuário que habitavam gavetas há várias primaveras. E de CDS também. Esses não eram meus porque CDS jamais os venderia. Mais depressa os ofereceria se contribuisse para a felicidade de alguém.
Pude comprar umas cositas a custo tão reduzido que quase é uma escandaleira alguém desfazer-se de coisas tão giras assim como quem não quer a coisa. Já estou como a outra que ao perguntar-me o preço dos Cds e dos livros e ainda dos filmes ficou quase indignada pelo preço irrisório que eu pedia. Apeteceu-me dizer que não os tinha subtraído, ao invés disso disse e foi do coração que o disse que até os dava se ela fizesse muita questão. Desarmei a moça que afinal depois percebi que até é amiga dos Alfama-te e responsável pelo espaço. E com isso levou vários Cds e ainda um para " as esquebra ". 
Ó, que gozo me deu vender 3 Cds e oferecer um. Parecia uma zungueira daquelas que não esperam que a " madrinha " peça as quebras, já estão a dar numa generosidade,  que tem dois vês, um, de vais embora satisfeita mas voltas para comprar mais.
Conheci duas miúdas simpatiquíssimas e conversámos muito tempo. A Liliana e a Catarina. Fiz parceria com a Ana Paula, mãe da Joana e gostei.
Para além de tudo isto estive em frente ao rio Tejo todas aquelas horas.
Esta 1ª Venda de Garagem já lá vai. Gostei muito. Espero voltar.,,

3 comentários:

maria disse...

Que fixe, Clarinha.

Mariliza disse...

Aqui tambem fazemos isso e muitas vezes. O dia passa e sempre conseguimos um bom resultado. E imagino que o seu deve ter tido objetos interessantes. Sempre que posso vou a essas feiras buscando coisas antigas. Boa sorte para o proximo.

Maria Clara disse...

Não sei se haverá próximo. Este evento conseguido pelo grupo do Alfama-te não pretende tornar a coisa habitual, mas se houver próxima nem que seja como mera compradora estarei lá.