sábado, 15 de janeiro de 2011

sobre(vivência )

(foto tirada em viagem para torres novas)A semana decorreu bem. Apesar de ter chegado de Luanda 2ª feira, apenas voltei para o Ribatejo 3ª feira. E não tive parança. Para não parar para pensar e chorar, pois então! Tenho de me proteger e faço de tudo para me sentir bem.
Trabalhei a semana toda e recomecei sem aquela angústia habitual, pós-férias de verão, por aqui. O fenómeno parece óbvio. Porque deixem que vos diga, é mesmo um achado. Mas o segredo sei bem qual é. Trago o coração cheio. Respiro Luanda por todos os poros.
Ainda não estou em mim... ainda não me devolvi à Europa...
As noites, passei-as fora de casa e acompanhada. Foi bom. Os afectos na falta daqueles afectos que ficaram lá, como a minha alma.
Jantei com o mano Zé e Lurdes, um dia. No outro, com a caçula. E no último com uma amiga.
Fui aos saldos e comprei um chapéu com 70% de desconto na Blanco e que me ficou pelo preço da chuva ( 3,80 euros ) que está em saldos também, aqui e noutras paragens tais como Luanda e Rio de Janeiro, sendo que neste lugar a tragédia é lamentável, revoltante e desesperadamente fatal.
Fui ao cinema e adormeci. A Angelina Jolie não me manteve acordada e terei que voltar a ver O Turista se quiser ter opinião.
Recuperei a ternura da Pitanga depois de ter estado 15 dias ausente, mais 4. Recebi umas lambidelas nas mãos e nariz, de pazes feitas e pude recebê-la no meu colo.
Jantei num restaurante fantástico em Alcântara, de amigos da cria mais velha e pude comer uma mousse de maracujá, relembrando os sabores africanos tão ainda à flor da pele, ou melhor na ponta da língua.
Que mais quero né? A vida mulata terminou, mas como diz a minha amiga maria helena ( uma angolana de mão cheia ) sou uma criatura abençoada...

2 comentários:

Anónimo disse...

parece k o teu sono andava perdido por aí....foi preciso voltares ao kimbo pra o recuperares.....ainda bem! mas com os preços «alterados» k agora se praticam aí na tuga tens k ter cudado par não adormecer quando assistes um filme, se tens k bisar gastas mais kumbú minha...toma um café bem forte antes de ir ao cinema, ou será k tá mais caro k o bilhete....xée aé dá medo pensar em ir aí, kerem nos imitar com os preços das cenas?????
xiça assim já não cúia ir aí......

Maria Clara disse...

É. Apanhei o sono e agora é que é dormir.