sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

luanda é

Dizia-me alguém hoje, numa conversa ocasional, que Luanda era bonita, mas era no nosso tempo.
Não gostei do tempo passado do verbo ser e também detestei a minha idade perdida num tempo também ele passado longínquo.
O meu tempo é hoje. Ou então, ontem, sendo que ontem foi há duas semanas mais ou menos.
Luanda era bonita, tem razão a pessoa que mo disse. É que hoje Luanda para mim, não é bonita. É Linda. Maravilhosa.
Cada vez mais gosto daquela terra. Muito. Tudo. E não aceito que me digam que Luanda era. Sobretudo se essa afirmação me chega de quem nunca mais voltou a Angola.
Luanda é. Será.
Uma grande terra, uma cidade bonita, encantadora, fantástica. Grandiosa. A melhor. Para mim...
Naquele lugar os olhos que me olham parecem beijos que sinto.
As palavras que me falam parecem abraços sem tamanho.
E as mãos que me acenam chamam-me madrinha, tia, mãe. Família.
O olhar que avista a cidade é brilhante e colorido.
O som que chega a mim é música.
E o cheiro que vai nas ruas é de festa e de alegria. Oferta.
O calor ajuda ao sonho.
E a noite à paixão.
A manhã chama o trabalho.
E o povo, esse é dança, canto e tudo o que queiramos imaginar.
Luanda não era. Cada vez mais se impôe com determinação, coragem e garra.
Sedutora e viva, hoje mais que ontem, Luanda vale muito a pena. Cada vez mais. Vão por mim, que não vos engano. Nem a mim...

1 comentário:

Anónimo disse...

évidenteeeeeeeeeeee... como era??????pretensionismo a mais, despeito, isso só pode ter sido conversa de alguém lá dakela pocilga do sanzala....
LUNADA ÉEEEEEEEEEEEEEE lindaaaaaaaa, no nosso tempo de outra forma, com outrabeleza mas continua LINDÉRRIMA
isso é conversa de kem vive do passado